Publicada em 12/2/2025 às 10h
Por Redação
Inaugurada em dezembro de 2024, a ‘Horta da Cidade’, administrada pelo programa Sampa+Rural, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, superou a marca de 1 tonelada em alimentos doados. A arrecadação é destinada para sete entidades assistenciais com atuação na região central da cidade, que fornecem refeições para a população em situação de vulnerabilidade social.
O equipamento, localizado no estacionamento da Câmara Municipal de São Paulo, ocupa uma área de 2,1 mil m², tendo como objetivo ser um espaço modelo de demonstração de técnicas e de modalidades de cultivo para toda a população, além de conscientizar a população sobre segurança alimentar e consumo de alimentos saudáveis. A doação é composta de alimentos orgânicos cultivados no local, que conta com mais de 120 culturas plantadas. Alface, couve, beterraba, repolho, tomate, temperos diversos, são alguns dos vários cultivos doados na primeira safra. Ao todo, são plantadas mais de 120 culturas, que variam entre mudas e sementes de hortaliças, PANCs (plantas alimentícias não convencionais), ervas medicinais, aromáticas, frutas, legumes e verduras.
A Horta da Cidade está disponível para a visitação do público de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento.Os interessados devem agendar horário pela plataforma Sampa+Rural, disponível no endereço sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato. Entre as três hortas espalhadas pela cidade,sediadas nas casas ecológicas, está a da Freguesia do Ó, localizada anexa à Subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, que fica na rua Av. João Marcelino Branco, 95.
