Publicada em 19/5/2025 às 10h
Por Redação
O Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental do Hospital Philippe Pinel, serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), acaba de ganhar duas salas tecnológicas voltadas ao tratamento e bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os espaços, sendo um de informática e outro multissensorial e de aprendizado lúdico, proporcionam inclusão digital, favorecendo a autonomia, confiança e o fortalecimento de vínculos das crianças atendidas no local.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a pasta estadual e a Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), instituição sem fins lucrativos responsável pela Rede Teia, que mantém serviços especializados em assistência a pessoas com autismo nos estados de Goiás e São Paulo. As novas salas foram planejadas para oferecer suporte a diferentes abordagens terapêuticas, promovendo a estimulação sensorial, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a inclusão digital dos pacientes.
Andreia Ramos, diretora técnica do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental (CAISM) Philippe Pinel, também enalteceu a nova fase: “Era algo que a gente desejava e não havia sido materializado. Ver o encanto das crianças conhecendo e fazendo uso das salas nos traz a certeza de que estamos no caminho certo. É gratificante porque trabalhamos na modelagem desta parceria sem imaginar a amplitude do que iria acontecer. Quando vemos o que idealizamos sendo realizado é uma alegria imensa”. Uma das novas salas possui estrutura de ponta para exercícios pedagógicos, que inclui cheiros de frutas, piscinas de bolinhas, brinquedos interativos, óculos de realidade virtual, sons de mares e florestas, imagens projetadas, torres luminescentes e um “céu estrelado”, imitando a Via Láctea, no teto.
Foto: Governo SP
