REGIONAL

IAB se manifesta contra alteração na Operação Urbana Consorciada Água Branca

Associações são contrárias à revisão que reduziria o preço dos CEPACs

Publicado às 14h

Por Cristina Braga

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) juntamente com outras 23 associações assinaram manifesto e protocolaram no Ministério Público, na última semana de agosto, um parecer contrário à proposta de revisão da Lei da OUCAB (Operação Urbana Consorciada Água Branca).

Encaminhado à Câmara Municipal em agosto, o projeto sugere reduzir o preço dos CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), assim como a quantidade necessária de títulos para a construção de cada
metro quadrado adicional na operação. A revisão daria um desconto de 50% no valor atual. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, essa manobra destravaria a operação, que está estagnada devido ao alto preço do título.

Para as associações, se a redução no valor do CEPAC levar a uma intensificação da atividade imobiliária na região, como defende a Prefeitura, haverá mais prédios privados e menos investimentos públicos em mobilidade, áreas verdes e equipamentos. “Qual era o objetivo da OUCAB? A ideia era promover transformações urbanísticas, sociais, ambientais e estruturais. Reside justamente aí a nossa crítica. Uma redução no CEPAC, de tamanha
magnitude, coloca em xeque o próprio sentido de existir uma operação urbana”, enfatizam.

Ainda no documento, as entidades ressaltam que a proposta de revisão foi encaminhada pelo Executivo à Câmara Municipal sem o conhecimento do Grupo de Gestão, mesmo após insistentes cobranças por parte de seus membros. “Há uma evidente priorização da agenda de revisão da lei, em detrimento da execução das obras. Muitas delas, inclusive, têm recursos em caixa, terrenos disponíveis e projetos elaborados. Hoje, os R$ 600 milhões que estão parados nos cofres públicos já contam com ‘destinação definida’, como a realização de
obras de habitação, melhoramentos viários e drenagem. Além disso, boa parte dos projetos já foi realizada”, argumentam no parecer.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio