REGIONAL

Iniciativa privada assume oficialmente os cemitérios da Lapa, Freguesia, Perus e Cachoeirinha a partir desta terça

Publicado em 07/03/2023 às 8h20

por Redação

A partir desta terça, 7 de março, o comando dos serviços funerários municipais, incluindo a gestão dos cemitérios da Lapa, Freguesia, Perus e Cachoeirinha, passa oficialmente para as mãos da iniciativa privada. O período de transição, após a assinatura dos contratos com os quatro consórcios vencedores, teve duração de 60 dias e foi marcado pela troca de experiências com a equipe da Prefeitura. Daqui em diante, a operação de todos os serviços será integralmente repassada aos grupos vencedores, que deverão responder pela gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos cemitérios e crematórios públicos pelos próximos 25 anos. A partir de hoje, todos os cemitérios da cidade passarão por obras emergenciais, voltadas à recuperação de telhados, redes de energia, iluminação e ventilação, banheiros e bebedouros, pinturas e mobiliário. A reforma contempla ainda a instalação de equipamentos de informática em todas as unidades.

Cemitério da Lapa. Foto: Reprodução/Karime Xavier/Folhapress

Fiscalização e economia

De acordo com a administração municipal, as gratuidades municipais serão mantidas e o regime de tarifas para os chamados “serviços cemiteriais e funerários” será reduzido. O funeral social, por exemplo, que contempla serviços como caixão, translado, cerimonial e aluguel da sala de velório, sepultamento e exumação, sofrerá uma redução de 25%, passando dos atuais 755 passará para R$ 566. “Não teremos aumento da tarifa e haverá o aumento de 10 para 23 agências, que prestarão o serviço ao munícipe. Vamos oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos”, destaca o prefeito Ricardo Nunes.

Cemitério da Freguesia do Ó. Foto: Reprodução/Street View.

Ainda segundo ele, a fiscalização junto às concessionárias será rígida, e o munícipe poderá registrar sua reclamação pela Central 156. Nesse momento, o município está focado em receber todo tipo de reclamação para combater qualquer tipo de irregularidade. A equipe do 156 está preparada e treinada para receber as denúncias. Havendo qualquer situação que possa gerar transtorno à população, vamos comunicar às autoridades policiais, para que tomem as medidas cabíveis.” Segundo a Prefeitura, as concessões gerarão cerca de R$ 2,16 bilhões em benefícios econômicos para a cidade, entre o pagamento das outorgas, investimentos e impostos municipais.

Os cemitérios foram divididos em quatro blocos. Cada uma das concessionárias será responsável pela gestão de um grupo e suas respectivas agências
  • Consolare – Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana;
  • Cortel São Paulo – Araçá, Dom Bosco (Perus), Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha);
  • Grupo Maya – Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade);
  • Velar – Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch