Publicado em 11/02, às 10h50
Por Priscila Perez
Com quase 200 alunos, “Das Ruas para os Ringues” é uma iniciativa que se destaca pela sua ação transformadora. Realizado no Centro Esportivo de Pirituba, o projeto estimula a recuperação de jovens, que se tornam verdadeiros campeões não só no esporte, mas na vida.
Foi graças à determinação de Fernando Menoncello, mais conhecido como Bolacha, que o projeto, iniciado há seis anos em Pinheiros, deslanchou na zona noroeste. De lá para cá, as aulas gratuitas de boxe se tornaram referência para a garotada. “Em 2016, assumi um espaço na Freguesia do Ó, onde iniciei um trabalho social chamado ‘Das ruas para o Ringue”, relata o treinador, relembrando sua trajetória.
Nesta semana, jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa Tapajós irão visitar o Centro Esportivo de Pirituba para conhecerem de perto o projeto e participarem de uma aula ao lado do pugilista. Bolacha já havia palestrado na unidade em 2019. “Esta parceria é muito importante para os jovens, pois alguns residem perto do centro esportivo. Assim, eles podem ser acolhidos e inseridos em uma proposta esportiva”, afirma Rosemeire Alves Pereira, diretora do centro socioeducativo. Segundo o coordenador pedagógico da unidade, Leandro Faria da Anunciação, visitas como essa são importantes para a reinserção dos adolescentes.
O esporte também foi transformador na vida de Menoncello. Ao se tornar boxeador competitivo, ele conseguiu dar a volta por cima e superar sua juventude conturbada. Hoje, acumula títulos como o do torneio Kid Jofre, além de ser referência no esporte pela sua determinação em ensinar boxe à garotada.
As aulas acontecem de segunda a sexta, às 9h e 19h30, com professores parceiros do projeto. A unidade fica na Avenida Agenor Couto de Magalhães, 32, em Pirituba.
Adicione Comentário