Publicado em 07/11, às 10h40
Por Cristina Braga
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP Urbanismo vão implantar mais cinco unidades do programa “Centro Aberto” na cidade, sendo uma delas no Largo do Clipper, na Freguesia do Ó. O objetivo é criar espaços de convivência ao ar livre e áreas de priorização de pedestre em regiões mais afastadas do centro, contribuindo para a requalificação desses espaços. As obras serão financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) e devem ser entregues no primeiro semestre de 2020.
Ressignificando o uso do espaço
O programa “Centro Aberto” busca transformar e ampliar o uso de espaços públicos subutilizados, ou mesmo cercados, por meio de intervenções de pequena escala, podendo abranger a implementação de bancos, atividades lúdicas, novas faixas de priorização de pedestres e estações de bicicletas compartilhadas. Segundo a Prefeitura, o “objetivo não é construir novos espaços, e sim promover a transformação da cidade existente através da renovação de suas formas de uso”.
Largo do Clipper
Atualmente, esses lugares apresentam condições desfavoráveis ao público. O Largo do Clipper, por exemplo, conta com uma área de circulação restrita ao pedestre e bastante fragmentada devido ao estacionamento de veículos, com canteiros que geram caminhos desconexos. Ainda assim, o largo é bastante frequentado pela população do entorno.
Em obras
As cinco unidades já possuem anteprojeto urbanístico elaborado, em fase de aprovação final pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT). As obras do “Centro Aberto” serão realizadas pelas subprefeituras locais, e o mobiliário implantado pela SP Urbanismo. A manutenção desses espaços ficará a cargo de um operador contratado pela Prefeitura, que também será responsável pela disponibilização e conservação dos equipamentos.
Adicione Comentário