REGIONAL

Largo do Clipper vai ganhar espaço de convivência ao ar livre com internet gratuita e atividades culturais

Publicado em 07/11, às 10h40

Por Cristina Braga

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP Urbanismo vão implantar mais cinco unidades do programa “Centro Aberto” na cidade, sendo uma delas no Largo do Clipper, na Freguesia do Ó. O objetivo é criar espaços de convivência ao ar livre e áreas de priorização de pedestre em regiões mais afastadas do centro, contribuindo para a requalificação desses espaços. As obras serão financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) e devem ser entregues no primeiro semestre de 2020.

Ressignificando o uso do espaço
Projeto Centro Aberto. Foto: Prefeitura de São Paulo.

O programa “Centro Aberto” busca transformar e ampliar o uso de espaços públicos subutilizados, ou mesmo cercados, por meio de intervenções de pequena escala, podendo abranger a implementação de bancos, atividades lúdicas, novas faixas de priorização de pedestres e estações de bicicletas compartilhadas. Segundo a Prefeitura, o “objetivo não é construir novos espaços, e sim promover a transformação da cidade existente através da renovação de suas formas de uso”.

Largo do Clipper
Largo do Clipper, na Freguesia do Ó. Foto: JF Diorio/Estadão.

Atualmente, esses lugares apresentam condições desfavoráveis ao público. O Largo do Clipper, por exemplo, conta com uma área de circulação restrita ao pedestre e bastante fragmentada devido ao estacionamento de veículos, com canteiros que geram caminhos desconexos. Ainda assim, o largo é bastante frequentado pela população do entorno.

Em obras

As cinco unidades já possuem anteprojeto urbanístico elaborado, em fase de aprovação final pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT). As obras do “Centro Aberto” serão realizadas pelas subprefeituras locais, e o mobiliário implantado pela SP Urbanismo. A manutenção desses espaços ficará a cargo de um operador contratado pela Prefeitura, que também será responsável pela disponibilização e conservação dos equipamentos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure