Publicado em 26/07/2022 às 8h30
por Redação
Os cemitérios Lapa, Freguesia, Perus e Cachoeirinha vão a leilão nesta terça-feira, 26 de julho, após cinco tentativas da Prefeitura de conceder à iniciativa privada a operação dos serviços funerários da cidade – todas elas frustradas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). Desta vez, segundo a administração municipal, também houve tentativa de interromper a realização da sessão pública de abertura dos envelopes com as propostas, “mas a liminar foi prontamente revogada pela Juíza da 9ª Vara da Fazenda Pública da capital”. O Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) promete protestar em frente à Prefeitura, no Viaduto do Chá, contra o repasse dos equipamentos à iniciativa privada.
Com a definição dos vencedores, a expectativa é que o contrato de concessão, válido por 25 anos, seja assinado ainda em 2022, após a conclusão dos trâmites burocráticos. As empresas vencedoras serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão de 22 cemitérios e crematórios públicos, bem como pela prestação de serviços funerários à população.
Lotes
No edital anterior, uma concessionária poderia adquirir um segundo grupo que não tivesse recebido oferta. Agora, se um lote ficar sem interessados, será realizada uma nova licitação somente para o grupo. Vale lembrar que os equipamentos foram divididos em quatro blocos. Os cemitérios da Lapa e Freguesia, por exemplo, compõem os lotes 3 e 4 da concessão, respectivamente. Já o bloco 2 inclui os cemitérios Dom Bosco, em Perus, e Vila Nova Cachoeirinha. A oferta mínima, somando os 4 lotes, chega a R$ 540 mi.
Adicione Comentário