Publicado em 18/10/2024 às 9h44
Por Redação
Itens arqueológicos foram encontrados durante escavações na obra da Ponte Pirituba-Lapa para construção da nova alça sul de acesso à Marginal Tietê, segundo a Prefeitura de São Paulo. Os objetos podem ser partes de uma locomotiva a vapor, a popular ‘maria-fumaça’, do século 19.
O projeto de salvamento arqueológico já foi protocolado pela SP Obras. Em nota para o G1 , o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ) informou que “foi comunicado pela empresa de arqueologia contratada pelo empreendedor responsável pelas obras de implantação da Nova Ligação Viária Pirituba-Lapa de que, no dia 16 de julho de 2024, foram encontradas estruturas como vestígios de locomotivas, vagões e caldeiras ligados à história ferroviária do bairro da Lapa e ao centro de manutenção e reparo ferroviário existente no local desde o final do século XIX, conforme estimativa preliminar”.
Não é possível informar se o material será retirado, pois isso depende da continuidade das pesquisas no local pela empresa de arqueologia que realiza o acompanhamento arqueológico. O material identificado poderá ser objeto de um estudo mais detalhado, confirmando ou não essa datação.