Publicado em 12/08/2021 às 08h30
Por Alexandre Pelegi/Adamo Bazani (via Diário do Transporte)
O governo do Estado de São Paulo quer que a linha 20-Rosa do Metrô, entre Santo André e a região da Lapa, na zona Oeste da capital paulista, tenha custos próximos a zero para os cofres públicos.
A declaração foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em evento de assinatura de obras da CPTM no ABC, na manhã desta quarta-feira, 11 de agosto de 2021. “Nosso objetivo é que a gente consiga fazer uma modelagem para que o Estado possa fazer o mínimo de investimentos, ou não fazer investimentos com orçamento público ou tomada de capacidade fiscal” – disse Baldy citando exemplos de projetos de metrô em Barcelona e na Ásia.
A linha 20-Rosa é o primeiro projeto de metrô de alta capacidade para o ABC Paulista. Havia um projeto de monotrilho, para a linha 18-Bronze, que é um meio de transporte de apenas média capacidade que foi substituído por um BRT (Bus Rapid Transit), que são corredores de ônibus rápidos, que também são de média capacidade, mas têm custos menores de implantação e operação, segundo o Governo do Estado.
O BRT deve se conectar ao Metrô da linha 20-Rosa.
A modelagem esperada pode se dar tanto no projeto construtivo como na atração de investidores privados: “A intenção é que a gente consiga atrair, conforme o modelo que foi feito na Ásia, e conforme modelagem construtiva vem sendo entregue em Barcelona, com inovações importantes que vão ser apresentadas no tempo certo – seja no modelo construtivo da própria linha, ou seja no modelo de contratação para investidores interessados”.
Imagem: Reprodução/site Metrô CPTM
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