Publicado em 13/09/2022 às 9h10
por Redação
Para o morador de Pirituba/Jaraguá, temas como ambiente, mobilidade, acessibilidade, cultura e habitação são prioritários para a região. Essa realidade foi delineada pela comunidade, que participou ativamente das oficinas de revisão do Plano Diretor da cidade, e consta no Relatório de Sistematização da Participação Social na primeira etapa de revisão do PDE. O material foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento Urbano (PLANURB) da SMUL e reúne demandas colhidas entre os meses de maio e agosto deste ano, por meio de oficinas presenciais, audiências temáticas, reuniões e consulta pública online. Para saber mais, acesse planodiretorsp.prefeitura.sp.gov.br.
O tema “desenvolvimento social e econômico” também teve destaque nas discussões junto à população local. De acordo com a Prefeitura, “foram levantadas questões acerca da carência de equipamentos urbanos e sociais na região, sobretudo de saúde e educação. Além disso, foi apontada a necessidade de se incentivar a criação de mais escritórios colaborativos.
No quesito “mobilidade”, as contribuições foram relacionadas ao sistema viário da região, principalmente sobre a interligação entre bairros (como a tão aguardada Ponte Pirituba-Lapa) e melhorias no sistema de transporte coletivo.
Já sobre “habitação”, a população abordou a carência das chamadas “Habitações de Interesse Social”, requisitando mais áreas de ZEIS e a regularização fundiária. Na temática ambiental, foram colhidos comentários sobre desmatamento e ocupações irregulares que têm acontecido em áreas que são de proteção ambiental. Também foi solicitado ao poder público que desenvolva planos de proteção das áreas verdes existentes e das terras indígenas. A população ainda reivindicou acesso a saneamento básico.
A falta de acesso a equipamentos culturais na região, uma demanda antiga e abordada pela Câmara Municipal em recente audiência pública, também foi debatida junto à Prefeitura. Os moradores da zona noroeste solicitaram a criação de mais espaços de cultura por aqui, por meio do TICP (Território de Interesse da Cultura e da Paisagem) Jaraguá-Perus. O piritubano ainda destacou a necessidade de preservação e manutenção do patrimônio cultural existente na região.
A oficina que ocorreu no CEU Vila Atlântica foi transmitida via YouTube e pode ser conferida aqui.
Adicione Comentário