REGIONAL

Nas oficinas de revisão do PDE, piritubano fala de mobilidade, meio ambiente e habitação como temas prioritários para a região

Publicado em 13/09/2022 às 9h10

por Redação

Para o morador de Pirituba/Jaraguá, temas como ambiente, mobilidade, acessibilidade, cultura e habitação são prioritários para a região. Essa realidade foi delineada pela comunidade, que participou ativamente das oficinas de revisão do Plano Diretor da cidade, e consta no Relatório de Sistematização da Participação Social na primeira etapa de revisão do PDE. O material foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento Urbano (PLANURB) da SMUL e reúne demandas colhidas entre os meses de maio e agosto deste ano, por meio de oficinas presenciais, audiências temáticas, reuniões e consulta pública online. Para saber mais, acesse planodiretorsp.prefeitura.sp.gov.br.

Região do Jaraguá. Foto: Reprodução/Gestão Urbana SP

O tema “desenvolvimento social e econômico” também teve destaque nas discussões junto à população local. De acordo com a Prefeitura, “foram levantadas questões acerca da carência de equipamentos urbanos e sociais na região, sobretudo de saúde e educação. Além disso, foi apontada a necessidade de se incentivar a criação de mais escritórios colaborativos.

No quesito “mobilidade”, as contribuições foram relacionadas ao sistema viário da região, principalmente sobre a interligação entre bairros (como a tão aguardada Ponte Pirituba-Lapa) e melhorias no sistema de transporte coletivo.

Terminal Pirituba. Reprodução/Street View.

Já sobre “habitação”, a população abordou a carência das chamadas “Habitações de Interesse Social”, requisitando mais áreas de ZEIS e a regularização fundiária. Na temática ambiental, foram colhidos comentários sobre desmatamento e ocupações irregulares que têm acontecido em áreas que são de proteção ambiental. Também foi solicitado ao poder público que desenvolva planos de proteção das áreas verdes existentes e das terras indígenas. A população ainda reivindicou acesso a saneamento básico.

A falta de acesso a equipamentos culturais na região, uma demanda antiga e abordada pela Câmara Municipal em recente audiência pública, também foi debatida junto à Prefeitura.  Os moradores da zona noroeste solicitaram a criação de mais espaços de cultura por aqui, por meio do TICP (Território de Interesse da Cultura e da Paisagem) Jaraguá-Perus. O piritubano ainda destacou a necessidade de preservação e manutenção do patrimônio cultural existente na região.

A oficina que ocorreu no CEU Vila Atlântica foi transmitida via YouTube e pode ser conferida aqui.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi