Publicada em 12/11/2025 às 9h15
Por Redação
Uma série de atividades voltadas à formação, ao empreendedorismo e às práticas criativas integram a programação deste mês nas Fábricas de Cultura — programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. As unidades incentivam o desenvolvimento de habilidades manuais, o fortalecimento da autonomia financeira e a valorização da economia criativa como ferramenta de transformação social.
O Núcleo Taipas destaca o potencial do artesanato como fonte de renda e expressão artística com duas oficinas formativas ao longo do mês. Em novembro, sempre às sextas-feiras, o público pode participar da capacitação em modelagem com biscuit, às 14h. A atividade ensina técnicas acessíveis de modelagem artesanal, explora o uso do biscuit — uma massa versátil e de baixo custo — como meio de produção artística e econômica.
No mesmo período, das 9h às 11h, acontece a oficina de embalagem criativa em E.V.A., voltada à criação de soluções sustentáveis e funcionais com esse material leve e resistente. A proposta incentiva o reaproveitamento e a produção de embalagens versáteis, promove o empreendedorismo criativo e o uso consciente dos recursos. Assim como nas demais atividades, todos os materiais necessários são disponibilizados aos participantes. Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200. Telefone: (11) 3971-3640, no Jaraguá.



















