Publicado às 11h15
Por Gabriel Cabral
Eduardo Kobra é um dos artistas brasileiros de maior destaque da atualidade no mundo. Agora, ele acaba de lançar um ônibus da frota paulistana onde o espaço interno foi transformado em uma galeria de arte, com obras e histórias do muralista. O projeto foi lançado na última terça-feira, 27, e passará por diversos pontos centrais e periféricos da cidade. Um dos bairros pelo qual o ônibus passará é a Brasilândia, na Zona Norte, no dia 3 de setembro.
As visitas pelos bairros ocorrem até 8 de setembro. A entrada é gratuita e ficará disponível das 9h às 17h nos dias de exposição.
O ônibus ganhou o nome de “Galeria Circular”. Ele foi adaptado e configurado para se tornar uma galeria. Para isso foram retirados todos os bancos do ambiente. Do lado de fora, o grande veículo teve a lataria personalizada com o mural “Etnias”, criado pelo paulistano em 2016, para as Olimpíadas.
Entre os quadros que há no espaço itinerante, há 14 telas originais e réplicas de obras do artista.
O lançamento do ônibus ocorreu no Campo Limpo, na Zona Sul, onde Kobra cresceu. “Já tem cerca de dez anos que não faço mostra ou exposição no Brasil e eu queria fazer, relembrar e trazer a experiência para lugares que passei a infância, transformando o ônibus, porque seria um meio circular da cidade, numa galeria de arte”, contou o muralista, em entrevista ao portal G1. “Entrei pela primeira vez numa galeria de arte quando eu já tinha quase 30 anos e quero proporcionar aos tantos talentos e artistas da região essa experiência de visitar uma galeria de arte. Comecei meu trabalho na periferia, aqui no Campo Limpo. Foi a periferia que me proporcionou toda a experiência. Tenho uma eterna gratidão pelo que aprendi nessa região”, falou.
“Já passei pelos cinco continentes. Já pintei em quase 40 países. Em 2019, fui convidado para 42 diferentes países”, revela ele sobre o que já viveu através da arte. “Tenho um enorme prazer em estar em lugares nobres, como a Times Square [em Nova York, nos EUA] e Piccadilly Circus, em Londres, e tenho essa mesma satisfação em estar em lugares mais simples. A beleza da arte pública, da street art, de forma geral, é estar ao acesso de todas as pessoas”, finaliza.
Kobra também fala acerca do que a população encontrará na galeria de arte móvel. “Estou acostumado a fazer murais em grandes formatos. Para mim foi sempre mais fácil, porque comecei na rua e pintei murais. Para cada muro que faço, sempre tem um original em uma tela de menor escala, que é onde faço testes de cor e tudo mais, e é justamente o que estou mostrando aqui [na galeria]. Então cada uma das obras conta uma história, não só dos personagens, mas também do local onde a obra foi inserida. É um desafio, porque o espaço do ônibus é restrito. Para mim, dá mais trabalho pintar pequeno do que grande”, contou.
Perfil Noroeste
Em março de 2016, Eduardo Kobra estampou a 4ª edição da Revista Perfil Noroeste. Para ler a entrevista, clique aqui.
Programação da “Galeria Circular”
Dia 27 de agosto, terça-feira,
Onde – Campo Limpo (sona sul), Projeto Arrastão, à rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255, com apresentação do grupo de percussão “Arrasta Lata” às 13h30.
Dia 28 de agosto, quarta-feira
Onde: Grajaú (zona sul), à Praça José Boemer Roschel, na esq. da av. Carlos Oberhuber com rua Rubem Souto de Araújo, na Vila São José;
Dia 29 de agosto – quinta-feira
Onde: Paraisópolis (zona sul), no CEU Paraisópolis, à rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n, com apresentação do Balé de Paraisópolis, às 14h.
Dia 30 de agosto, sexta-feira
Onde: em Diadema, à Praça da Moça, no Centro
Dia 31 de agosto, sábado
Onde: Itaquera (zona leste), no Parque do Carmo, à av. Afonso de Sampaio e Souza, 951
Dia 1º. de setembro, domingo
Onde: Vila Madalena (zona oeste), à rua Medeiros de Albuquerque, 270;
Dia 2 de setembro, segunda-feira
Onde: Vila Guilherme (zona norte), no Parque do Trote, à av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n
Dia 3 de setembro, terça-feira
Onde: Brasilândia (zona norte), na Fábrica de Cultura Brasilândia, à av. General Penha Brasil, 2.508
Dia 4 de setembro, quarta-feira
Onde: Heliópolis (zona sul), CEU Heliópolis, à Estrada das Lágrimas, 2.385, com apresentação de RAP, em horário ainda indefinido;
Dia 5 de setembro, quinta-feira
Onde: Cidade Tiradentes (zona leste), Creche Nossa Senhora do Divino Pranto, à av. dos Metalúrgicos, 1.899
Dia 6 de setembro, sexta-feira
Onde: Jardim Noronha (zona sul), no Campo de Futebol, à rua Três Corações, à altura do número 874, no ponto final da linha Jd. Porto Velho
Dia 7 de setembro, sábado
Onde: Bom Retiro (centro), no Projeto Novos Sonhos, à Al. Cleveland, 484, com apresentação da Companhia Infantil e Juvenil Novos Sonhos, com música clássica e percussão, respectivamente, a partir das 13h30
Dia 8 de setembro, domingo
Onde: Av. Paulista (centro expandido), à Praça Osvaldo Cruz, em frente ao Japan House, esquina com rua 13 de Maio
Há uma obra da equipe COBRA para ser admirada, fica na Av. Itaberaba 1175 – Freguesia do Ó. Fora do horário de expediente pode-se observar a grafitagem nas portas de aço da Loja OOH LA LA MAGAZINE.