Publicado em 09/8/2024 às 11h55
Por Redação
A SPObras em nota informa que as obras da ligação viária Pirituba-Lapa estão em andamento e seguem o cronograma estabelecido. No lado da Lapa, estão em curso os trabalhos na Alça Sul, com a implantação do sistema de drenagem e pavimentação. No lado de Pirituba, estamos implantando o apoio 2 da estrutura da futura ponte sobre o rio Tietê, além da readequação de imóveis lindeiros à Av. Raimundo Pereira de Magalhães.
Em relação ao EIA-RIMA (Estudo de Impacto ambiental) a pasta esclarece que, conforme o Acórdão nº 2023.0000723233 de 17/08/2023, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reconheceu a validade das licenças ambientais emitidas, concluindo não haver necessidade de elaboração de um novo EIA-RIMA.o projeto abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária. O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá as seguintes melhorias em toda sua extensão:
– Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
– Canteiro central com ciclovia;
– Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais;
– Enterramento de redes aéreas.
Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM (Linha 8 – Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.
O valor contratual atualizado do empreendimento é de R$ 367 milhões, com previsão de conclusão em dezembro de 2026.