REGIONAL

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue em Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia

Publicado em 11/05/2023 às 9h

por Redação

Os bairros de Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia foram alvo na última quarta-feira, 10 de maio, de um mutirão realizado pela Secretaria Municipal da Saúde para intensificação do combate à dengue na região. Durante a abordagem, equipes da Prefeitura visitaram os munícipes em suas casas para identificação e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A população também foi orientada sobre os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito e houve nebulização veicular de inseticidas. Participaram da ação, segundo a gestão municipal, cerca de 700 agentes de endemias de todas as regiões da cidade, além de agentes comunitários de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte.

Ação contra a dengue na região. Foto: Reprodução/Sub Freguesia

Em Pirituba, a ação de combate à dengue ocorreu na Avenida Agenor Couto de Magalhães e nas ruas Maria Lúcia Duarte, Rodrigues Sirigueiro, Luis Cunha, Álvares Vasconcelos, São Francisco de Borja, Antônio Augusto Tavares Sebilha, Brigadeiro Godinho dos Santos, Flor do Cardeal e Ira Maria Amélia

Ação contra a dengue na região. Foto: Reprodução/Sub Freguesia

Incidência na zona noroeste

A proliferação do Aedes aegypti, mosquito que também transmite a zika e chikungunya, se deve às condições climáticas favoráveis como calor e muita chuva. Fatores como a proximidade de áreas de matas e florestas também são determinantes para o atual cenário epidemiológico. Na região, o boletim mais recente (até 06/05) mostra o bairro de Pirituba com 63 registros da doença por 100 mil habitantes (até 24 abril, eram 49). Já no Jaraguá, a média saltou de 33,7 em abril para 39,7 casos, mantendo-se relativamente estável. O distrito de São Domingos, por sua vez, segue na liderança em número de casos: a incidência subiu de 64,7 para uma média de 90,1 ocorrências por 100 mil habitantes.

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

Cuidados

O apoio da população é fundamental para combater os focos do mosquito. Para evitar a sua proliferação é necessário: guardar pneus em locais cobertos, lavar os potes de águas dos animais com esponja e sabão, duas vezes por semana; eliminar ou furar os pratinhos dos vasos de plantas; furar, tampar ou guardar em local protegido da chuva os demais recipientes que possam acumular água, tampar ralos, vasos sanitários, barris, tambores, tanques e caixas d’água; limpar calhas e lajes, manter as saídas de água desobstruídas; deixar latinhas, potinhos e outros recipientes recicláveis em local coberto.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim