Publicado às 13h
Por Gabriel Cabral
A Prefeitura de São Paulo já concluiu 89% das obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, instalada no complexo do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, mais conhecido como Hospital de Pirituba. A previsão de inauguração ficou para abril. A nova unidade de saúde atenderá os munícipes 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
A estrutura da UPA será composta por duas salas de acolhimento e classificação de risco, sala de inalação com 17 poltronas, duas de salas de medicação com 13 cadeiras cada, posto de coleta, sala de eletrocardiograma, gesso, sutura e RX convencional, além de três consultórios de pediatria, outros três de clínica médica, consultórios de ortopedia e odontológico, salas de expurgo e de emergência com seis leitos, duas de observação adulto com nove leitos cada e uma de observação infantil com sete leitos. O espaço ainda conta com duas áreas de isolamento, recepção infantil e adulto, farmácia e sala de serviço social, além dos locais para tarefas administrativas.
Estima-se que a capacidade de atendimento é de cerca de 16 mil pacientes por mês. Além de Pirituba, é previsto que moradores de bairros vizinhos, como Jaraguá, Parada de Taipas, Freguesia do Ó, Brasilândia e Perus também utilizem os serviços públicos de saúde do novo espaço.
Vale lembrar que a UPA irá substituir a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) do complexo e irá auxiliar e qualificar o atendimento do Pronto-Socorro do hospital, a fim de absorver parte da demanda do local.
A unidade está sendo implantada em um terreno de 4.400 m² e ocupará, em área construída, 1,778 m². “Essa aqui é mais uma obra que estava parada quando assumimos a gestão. No total, são seis UPAs que iremos entregar na cidade para desafogar os equipamentos existentes e melhorar o atendimento à população”, disse o prefeito, que visitou as obras na última quarta-feira, 20, junto ao dr. Wagner Fracini, supervisor técnico de Saúde de Pirituba/Jaraguá, e demais autoridades e responsáveis pela obra.
A visita não contou com a presença de nenhum jornalista e, tampouco, da população local.
Adicione Comentário