Publicado às 14h30
Por Cristina Braga
Na última terça, 31, o Rotary Club de Pirituba realizou reunião ordinária na Pizzaria Bennets, localizada em Pirituba com seus associados e amigos, às 20h30. No evento, além dos assuntos e atividades da entidade, um convidado especial abordou uma questão muito importante: a recuperação das nascentes da cidade em especial, do Jaraguá, na zona noroeste.
Após a apresentação de Rogério Machado Gouveia, presidente recém-eleito para a gestão 2018-2019, foi dada a palavra a Adriano Sampaio que é ativista ambiental, palestrante e gerencia página no facebook Existe Água em SP, nascido na Pompeia e atualmente morador de Vila Clarice,em Pirituba.
No inicio da palestra Sampaio citou o esforço que foi para recuperar as nascentes da Praça Homero Silva (conhecida na Pompeia como a praça das nascentes). “ Encontramos 8 olhos d’água do rio Água Preta, cuidamos da nascentes e fizemos um lago”, lembra. Segundo ele, no mapa hidrográfico do município de São Paulo há 300 rios “invisíveis” e muitos deles, inclusive em Pirituba, não foram canalizados. Adriano ressaltou o menor território que compõe os 800 indígenas do Jaraguá ( 3 hectares) e de seu trabalho frente aos guaranis.
“O cacique me convidou para recuperar nascentes em uma das aldeias (Tekoa Itakupe) especialmente a da bacia do rio Ribeirão Manguinho”, diz. É um rio vivo que não recebe nenhum tipo de poluição ou esgoto, mas está parcialmente assoreado, pois parte de sua mata ciliar foi derrubada para o plantio de eucalipto. “Estamos trabalhando com os guaranis para fazer açudes a fim de introduzir peixes na alimentação dos índios”, afirma.
Adriano Sampaio mapeia e realiza expedições toda semana no local cuja finalidade é mudar a consciência das pessoas para o meio ambiente, propondo a criação de parques lineares e recuperação de rios. Pirituba e Jaraguá são regiões privilegiadas pelas matas e rios, mas é necessário mudar o padrão de consumo da água, pois á água está acabando no planeta. Rios são como artérias; se estão sujas, todo o corpo adoece, lembra.
Estiveram presentes ao encontro Nelson Valejo do conselho gestor do Parque São Domingos e do CADES (Conselho do Meio Ambiente de Pirituba e Jaraguá), Antonio Fernandes também do CADES Pirituba/Jaraguá, Paulo Ricardo Garcia, do Departamento de Parques e Áreas Verdes – DEPAVE da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Maria Lara Oliveira administradora do parque Cidade de Toronto, no City América.
Adicione Comentário