REGIONAL

Rotary Club de Pirituba realiza palestra sobre meio ambiente

Em reunião ordinária, Adriano Sampaio destacou trabalho sobre rios e nascentes

Publicado às 14h30

Por Cristina Braga

Na última terça, 31, o Rotary Club de Pirituba realizou reunião ordinária na Pizzaria Bennets, localizada em Pirituba com seus associados e amigos, às 20h30. No evento, além dos assuntos e atividades da entidade, um convidado especial abordou uma questão muito importante: a recuperação das nascentes da cidade em especial, do Jaraguá, na zona noroeste.

Após a apresentação de Rogério Machado Gouveia, presidente  recém-eleito para a gestão 2018-2019, foi dada a palavra a Adriano Sampaio  que é ativista ambiental, palestrante  e gerencia página no facebook Existe Água em SP, nascido na Pompeia e atualmente morador de Vila Clarice,em Pirituba.

No inicio da palestra Sampaio citou o esforço que  foi para recuperar as nascentes da Praça Homero Silva  (conhecida na Pompeia como a praça das nascentes). “ Encontramos 8 olhos d’água do rio Água Preta, cuidamos da nascentes e fizemos um lago”, lembra. Segundo ele, no mapa hidrográfico do município de São Paulo  há 300 rios “invisíveis” e muitos deles, inclusive em Pirituba, não foram canalizados. Adriano ressaltou o menor território que compõe os 800 indígenas do Jaraguá ( 3 hectares) e de seu trabalho frente aos guaranis.

“O cacique me convidou para recuperar nascentes em uma das aldeias (Tekoa Itakupe) especialmente a da bacia do rio Ribeirão Manguinho”, diz.  É um rio vivo que não recebe nenhum tipo de poluição ou esgoto, mas está parcialmente assoreado, pois parte de sua mata ciliar foi derrubada para o plantio de eucalipto. “Estamos trabalhando com os guaranis para fazer açudes a fim de introduzir peixes na alimentação dos índios”, afirma.

Adriano Sampaio mapeia e realiza expedições toda semana no local cuja finalidade é mudar a consciência das pessoas para o meio ambiente, propondo a criação de parques lineares e recuperação de rios. Pirituba e Jaraguá são regiões privilegiadas pelas matas e rios, mas é necessário  mudar o padrão de consumo da água, pois á água  está acabando no planeta. Rios são como artérias; se estão sujas, todo o corpo adoece, lembra.

Estiveram presentes ao encontro Nelson Valejo do conselho gestor do Parque São Domingos e do CADES (Conselho do Meio Ambiente de Pirituba e Jaraguá), Antonio Fernandes também do CADES Pirituba/Jaraguá, Paulo Ricardo Garcia, do Departamento de Parques e Áreas Verdes – DEPAVE da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Maria Lara Oliveira administradora do parque Cidade de Toronto, no City América.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure