REGIONAL

Sabesp apresenta laudo favorável à reabertura do Parque Orlando Villas-Bôas

Documento reforça o parecer da Cetesb que indicou a liberação da área

Publicado às 12h50

Por Cristina Braga

A reabertura do Parque Orlando Villas–Bôas, na Vila Leopoldina, que tem mobilizado a comunidade e o próprio vereador Gilberto Natalini, autor da Lei nº 14.686 que criou o espaço, acaba de ganhar mais um reforço. No
dia 24 de agosto, a Sabesp, em documento enviado ao juiz da 4ª. Vara da Fazenda Pública, indicou que não há qualquer restrição de uso da fase 1, “requerendo, portanto, a reconsideração da ordem de fechamento do parque, facultando a sua abertura irrestrita ao público”.

O pedido de fechamento foi feito pelo Ministério Público Estadual por suspeita de contaminação do solo. Inaugurado em janeiro de 2010, o espaço fica próximo à Ponte dos Remédios e permanece fechado desde 2015.
Na área, já funcionou um clube de funcionários da Sabesp, e ao lado está o terreno que pertenceu à antiga usina de compostagem, que é de âmbito municipal. Nunca houve prova concreta de contaminação. Em junho de 2018,
a Cetesb já havia concluído que na fase 1 de implantação do Parque Orlando Villas-Bôas, definida em um perímetro de 67.902 m², não existia qualquer impedimento para a abertura, liberando o acesso ao público sem restrições.

A área total, que compreende 268.783,48 m², está classifi cada pela Lei de Zoneamento como ZEPAM (Zona Especial de Proteção Ambiental). Mutirões já foram propostos para a limpeza da área e recuperação da fauna, mas
o local segue interditado.

Laudo da Sabesp

Ainda segundo o documento da Sabesp, a Prefeitura de São Paulo deverá ser a responsável pela área, zelando por sua segurança e manutenção. No laudo, também estão fixados critérios de segurança jurídica para a liberação
da fase 1 – para que a população tenha acesso ao parque. A Sabesp, dona de parte do terreno, tem um TPU (Termo de Permissão de Uso) com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), e aguarda agora a manifestação da Prefeitura de São Paulo e do Ministério Público sobre o caso.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Knopf-harmonica
  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden
  • Lisa