Publicado em 03/05/2022 às 9h30
por Redação
Até o próximo sábado, 7 de maio, será celebrada na capital a Semana Nacional da Compostagem. Voltada à educação ambiental, a programação especial ocorrerá nos cinco pátios de compostagem espalhados pela cidade, onde a população poderá se informar sobre o processo de tratamento dos resíduos e receber dicas para utilização do composto. No pátio da Lapa, na Avenida José Maria de Faria, 487, também serão distribuídos gratuitamente saquinhos com o insumo inodor aos visitantes. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 14h às 22h.
Projeto chegou primeiro à Lapa
O pátio de compostagem da Lapa foi o primeiro da cidade, inaugurado em dezembro de 2015. O equipamento tem capacidade para receber dez toneladas diárias de frutas, legumes e verduras oriundas de feiras, além das podas de árvores das regiões da Lapa, Casa Verde, Pirituba/Jaraguá, Freguesia/Brasilândia e Pinheiros. Tudo isso passa por um processo natural de compostagem, sem a adição de produtos químicos ou minhocas. E o adubo resultante, 100% orgânico, é doado à população e utilizado como insumo em jardins e praças públicas.
Pátios de compostagem
Em média, 18 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente na cidade. Só de resíduos domiciliares são coletadas quase 10 mil toneladas por dia. De dezembro de 2015 a dezembro de 2021, os cinco pátios da cidade receberam 31.544 toneladas de resíduos FLV (frutas, legumes e verduras) das feiras livres da cidade que estão no projeto Feira Sustentável, dando origem a aproximadamente 6.308 toneladas de composto ao longo desses seis anos.
Os pátios de compostagens possuem capacidade de recebimento de até 15 mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até três mil toneladas de composto, no mesmo período.
Adicione Comentário