Publicado em 15/03/2023 às 8h20
por Redação
Após os recentes contratempos na Justiça em torno do Rodoanel Norte, a última etapa do anel viário finalmente foi a leilão na última terça-feira, 14 de março. E confirmando as expectativas do Governo de São Paulo, a concorrência mobilizou construtoras de médio e grande porte, dentre as quais se destacou a Via Appia Fip Infraestrutura, da Corretora Sita. A vencedora do leilão ofereceu desconto integral, de 100%, no valor a ser pago pelo governo estadual, assim como o Consórcio Infraestrutura SP; e na segunda etapa, como critério de desempate, cravou um deságio de 23,10% sobre o aporte público necessário para concluir a obra, estimado em R$ 1,4 bilhão. Já a proposta de sua concorrente ficou em 5,11%, fazendo com que a Via Appia vencesse o leilão.
Concessão de 31 anos
Assim que a vitória for homologada, a concessionária ficará responsável pela conclusão das obras, bem como pela operação, administração e manutenção do Rodoanel Norte pelos próximos 31 anos. Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a expectativa é que o empreendimento seja concluído em julho de 2026. “Observe que a gente conseguiu 100% de desconto de contraprestação, que é muito relevante, e ainda o desconto de 23% no aporte. Então, se você soma as duas coisas, é R$ 1,6 bilhão a menos [para o Estado].” O investimento total para a retomada e conclusão do trecho norte é de R$ 3,4 bilhões, de acordo com os cálculos do governo paulista. “Vamos fechar a saga do rodoanel. Esta é a primeira obra de uma série que vamos concluir”, afirmou o governador durante o leilão na Bolsa de Valores.
Inovação nos pedágios
O Rodoanel Norte terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, é eliminada a necessidade do motorista parar em praça de pedágio, com consequente redução do tempo de viagem. O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos e ônibus. As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs farão o pagamento automático. Aqueles usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária
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