Publicado em 13/12/2021 às 8h50
via G1
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou no último sábado, 11 de dezembro, que chegou a 53 mil doses o total de vacinas da Pfizer contra Covid-19 recolhidas dos postos de saúde da capital por estarem com prazo de descongelamento vencido.
Segundo o balanço da gestão municipal, o descongelamento atingiu 8.920 frascos. Como cada um deles tem seis doses, o total de doses retiradas de circulação chega a 53.520.Os imunizantes descartados são de pessoas que deveriam ter retornado aos postos para tomar a segunda dose e completar o esquema de imunização, mas não compareceram. “A causa disso é o grande número de faltosos. Temos cerca de 500 mil faltosos em toda a cidade atualmente”, afirmou o secretário Edson Aparecido .
Ofício para a Anvisa
Segundo a Prefeitura, o prazo para manter as vacinas descongeladas é de 31 dias em temperatura de 2°C a 8°C, segundo a orientação da própria fabricante. Por isso, elas foram recolhidas e levadas para Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padi) do município. Apesar dessas doses estarem fora do prazo de descongelamento, elas ainda estão sendo mantidas na mesma temperatura – de 2°C a 8°C – e não foram totalmente descartadas porque o prazo de validade ainda está em vigor.
Com isso, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) enviou na última sexta, 10, um ofício à Anvisa solicitando maior prazo para armazenamento do imunizante nessa temperatura. A Anvisa, por sua vez, emitiu nota afirmando que “as condições de conservação de uma vacina são definidas a partir de estudos de estabilidade conduzidos pelo laboratório desenvolvedor da vacina e somente a partir de um estudo que comprove que a vacina mantém sua qualidade em condições de conservação diferentes da já aprovadas é que a Anvisa autoriza a mudança destas condições”.
Adicione Comentário