SAÚDE

Intervalo para reforço vacinal será de quatro meses mesmo após recomendação contrária da Anvisa

Publicado em 06/12/2021 às 9h0

via G1

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou no último sábado (4) que manterá a decisão de redução do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no estado, mesmo após recomendação feita pela Anvisa para que a medida seja revista.

Em coletiva de imprensa realizada em Nova York, nos Estados Unidos, o governador afirmou que a Anvisa não tem poder de proibir decisões estaduais. “São Paulo vai seguir a orientação do seu comitê científico. A Anvisa não tem o poder de determinar, proibir decisões estaduais. Constitucionalmente, aliás, isso foi reforçado por uma decisão recente do STF: cabe aos estados definirem as suas políticas de vacinação e as suas políticas de saúde”, disse Doria.

Na noite de sexta-feira (3) a Anvisa respondeu a um ofício da Secretaria Municipal de Saúde e recomendou que a prefeitura reavalie a decisão de reduzir o intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 de 5 para 4 meses. A agência afirmou que não há evidências de que os benefícios da antecipação superem os riscos desconhecidos de aplicação diferente do que consta na bula dos imunizantes.

Vacinação antecipada

A partir de agora, os maiores de 18 anos de idade, que tomaram a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses, já podem comparecer aos postos de vacinação da cidade. Com a nova diretriz, cerca de 1,2 milhão de paulistanos ficam aptos a receber a dose adicional. “As estratégias adotadas fazem parte de um esforço para que não haja uma aceleração do número de casos e internações, após o surgimento da variante ômicron”, reforça Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.

Idoso vai a um dos postos drive-thru montados pela Prefeitura para ser vacinado. Foto: Reprodução/Alexandre Moreira/Prefeitura de SP

Com o surgimento da variante ômicron, a SMS reforçou seus processos de trabalho, que consistem no  fortalecimento da vigilância genômica para a identificação da circulação da nova variante, reafirmação das orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referentes às medidas não farmacológicas (como uso de máscara, higienização frequente das mãos e distanciamento), orientação de isolamento de pacientes e familiares, a importância da quarentena para pacientes e comunicantes, além de estipular os critérios na avaliação de suspeitos e observação de condições clínicas.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Andrea´s home
  • Pier Paolo Pasolini
  • Pigneto
  • Pier Paolo Pasolini
  • La porte magique
  • Oratorio (le lit de Constantino)
  • Stygmate
  • The good laife
  • Aventino