Publicado em 02/01, às 10h40
Por Priscila Perez
Você sabia que com uma única bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas? Para doar, apenas dois requisitos são necessários: saúde e boa vontade. Neste período do ano, o apelo é ainda maior devido à necessidade de reforçar os estoques de bancos de sangue, que ficam seriamente comprometidos durante as férias. Muitas pessoas deixam de doar por conta das festas e viagens; por outro lado, o índice de acidentes de trânsito nesse período é altíssimo. Por isso, a Fundação Pró-Sangue convida a população a colaborar doando sangue neste início de 2020.
De acordo com a entidade, o tipo O+ encontra-se em estado de alerta – suficiente para abastecimento de dois dias. Já os tipos O-, A- e B- estão em estado crítico, com condições de abastecer os hospitais por apenas um dia.
Quero doar
A dica é procurar os postos credenciados durante a semana, de segunda a sexta-feira, quando o atendimento ocorre em menor tempo. Segundo o diretor-presidente da Fundação, Vanderson Rocha, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. “Para doar sangue, é importante vir alimentado. Mas evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.”
Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:
- Permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;
- Manter o curativo por pelo menos 4 horas;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Não fumar por 2 horas;
- Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;
- Beber bastante líquido;
- Se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.
Na ocorrência de febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, é preciso entrar em contato com a Fundação Pró-Sangue pelos telefones 0800-55-0300 ou 4573-7500, ramais 7594 ou 7599. Confira aqui os postos de coleta disponíveis em São Paulo.
Um dos postos fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. A unidade Clínicas atende das 7h às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8h às 17 horas, nos sábados, feriados e pontes. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos.
Adicione Comentário