SAÚDE

Geração Ouro: FN inaugura coluna para abordar assuntos de interesse da terceira idade

Publicado em 11/03, às 8h20

por Eduardo Fiora

São várias as denominações para identificar os que chegam aos 60 anos ou mais. Idosos, terceira idade e melhor idade são as mais comuns e adotadas de um modo geral. A Folha Noroeste, ao abrir em suas edições quinzenais um espaço dedicado a esse público, optou por outra nomenclatura carinhosa: Geração Ouro, uma coluna de serviços com dicas e informações para aqueles que, longe de se acomodarem diante das marcas do tempo, fazem questão de aproveitar a plenitude da vida.

Na cidade de São Paulo vivem 1,7 milhão de pessoas com mais de 60 anos de idade, o equivalente a 14,8% da população. A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) estima que, em 2050, essa porcentagem chegue ao patamar de 30%.

Dados da Prefeitura de São Paulo apontavam, em 2017, que no distrito de Pirituba, com seus 167 mil habitantes, a geração ouro (faixa etária dos 60 até 80 anos ou mais) somava 30.135 pessoas (18%). No Jaraguá, de um total de 212 mil habitantes, cerca de 16 mil eram ouro (7,4%). Já no distrito da Lapa, que contava com 68 mil habitantes, 14.645 eram dourados (22%). O total da geração ouro nos três distritos ultrapassava 60 mil pessoas, o equivalente à população da cidade de Bertioga ou ao público que o Flamengo, campeão brasileiro de futebol, tem levado ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução.
Bem-estar

Números assim impactam diretamente na execução de políticas públicas voltadas para a geração ouro, envolvendo acessibilidade nas vias e locais públicos, campanhas de prevenção a acidentes domésticos, intensificação dos programas de atendimento exclusivo nas Unidades Básicas de Saúde, atenção para a prática de atividades físicas e de lazer, entre outros aspectos.

O setor privado também se volta para esse enorme público. Tanto em Pirituba quanto na Lapa, inúmeras clínicas de saúde e centros de equilíbrio do corpo e da mente, percebendo a demanda potencial vinda das faixas etárias a partir dos 60 anos, procuram oferecer tratamentos e serviços especializados. Não por acaso, cresce a oferta de terapias à base do colágeno 2 para aliviar as dores de processos crônicos de artrite e artrose e multiplicam-se os espaços para a prática de atividades como yoga e meditação.

Esse é o universo dos temas que esta coluna irá abordar a partir da próxima edição. E queremos fazer isso de forma interativa. Para tanto, convidamos os leitores e leitoras a compartilhar conosco (emaildoleitor@folhanoroeste.com.br) sugestões de pautas e experiências pessoais que mostrem como viver bem, e cada vez melhor, sendo geração ouro.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Knopf-harmonica
  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden
  • Lisa