Publicado em 08/11/2022 às 10h
por Redação
A população da zona oeste passa a contar a partir desta terça-feira, 8 de novembro, com um novo hospital na região: o Instituto Perdizes, unidade ligada ao Hospital das Clínicas e à Faculdade de Medicina da USP. O prédio da Rua Cotoxó entra em operação com 200 leitos voltados a diversas especialidades, sendo 80 deles dedicados exclusivamente ao tratamento de doenças relacionadas ao uso de álcool e drogas.

Atraso
Apesar da boa notícia, vale lembrar que a inauguração ocorre com oito anos de atraso. A obra, que começou em 2013, deveria ter sido entregue no ano seguinte, mas atrasou – e muito. A unidade já existia no bairro, mas foi reformada e ampliada com o objetivo de reforçar a rede de atendimento disponível para dependentes químicos na capital. O hospital, entretanto, não funcionará como “porta aberta”, ou seja, o atendimento será feito mediante encaminhamento por unidades de assistência primária e secundária da rede pública de saúde, como hospitais gerais e UBSs, como já acontece no Hospital das Clínicas.

Estrutura
O prédio da Rua Cotoxó abrigará hospital-dia, leitos de internação, ambulatórios médicos e multiprofissionais, ginásio de fisioterapia e atividades físicas, além de espaços de convivência e reuniões terapêuticas. A unidade tem 23 mil m² de área e, quando estiver em plena capacidade, poderá realizar mais de 2,2 mil internações anuais, mais de cinco mil atendimentos em regime de hospital-dia e 16 mil consultas médicas ambulatoriais. Foram investidos cerca de R$ 79 milhões na reforma do prédio e R$ 12 milhões na compra de equipamentos.

Adicione Comentário