SAÚDE

Hospital Geral de Taipas é referência na região no atendimento de acidentes com escorpiões

Publicado em 12/01/2022 às 10h

por Redação/via R7

Com o verão, temos as altas temperaturas e umidade, duas características muito convidativas para o surgimento de escorpiões nas residências. Esses animais têm hábitos noturnos e adoram locais quentes e úmidos. Não é à toa que nessa época do ano o Brasil registra mais acidentes com escorpiões, principalmente envolvendo crianças. Em 2020, considerando apenas o estado de São Paulo, 36 mil foram picadas por escorpiões.

Os escorpiões se deslocam pelo subsolo e chegam a qualquer bairro da cidade. Na capital, a incidência é maior nos bairros de Perus, Freguesia do Ó, Vila Guilherme e Itaquera, mas até no centro eles são encontrados. E na prática, o que fazer quando se é picado? Na zona noroeste, a população pode procurar o Hospital Geral de Taipas (Av. Elísio Teixeira Leite, 6999, Jaraguá), que é tido como referência para o atendimento desse tipo de acidente, já que no local é oferecido o soro antiescorpiônico.

Hospital Geral de Taipas. Foto: Reprodução/HGT.

Carlos Roberto de Medeiros, gerente médico do Ceatox do Instituto da Criança do HCFMUSP, destaca que o escorpião “também causa mortes em adultos, mas a proporcionalidade de mortes entre crianças é muito maior, de seis a oito vezes mais alta. Por isso, sempre que uma criança se queixar de dor intensa, sobretudo em áreas onde é comum a presença de escorpiões, deve-se suspeitar da picada.

Quando ocorre o acidente, 80% dos casos apresentam sintomas leves, como dor local e vermelhidão. Outros sintomas, classificados como moderados, também podem surgir. São eles: sudorese, náuseas, vômitos, aumento dos batimentos cardíacos e agitação. Há ainda casos mais graves, em que os sintomas são mais intensos. Levar uma foto do animal pode agilizar o atendimento, mas não é imprescindível.

Foto: Reprodução/Prefeitura de São Pedro

Atenção, munícipe: se observar a presença de escorpiões onde mora, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da sua região. O contato pode ser feito pela central 156 (opção 2 e, em seguida, opção 3) e pelo telefone (11) 2974-8000.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco