Publicado em 08/04/2022 às 10h20
por Redação/via Folha de SP
Pacientes da UBS Jardim Guanabara (Av. Min. Petrônio Portela, 663), na região da Freguesia do Ó, relatam a falta de fraldas geriátricas na unidade há pelo menos dois meses. Segundo familiares, o problema é recorrente e afeta a qualidade de vida dos pacientes.
A aposentada Eliana da Silva, de 62, costumava retirar as fraldas na UBS para a sua mãe, de 91 anos, que sofre de Alzheimer. Ela conta que, por conta da doença, são ao menos quatro trocas diárias e a família não tem dinheiro para comprar o item de forma recorrente. “Minha mãe está acamada e utiliza sonda para se alimentar”, explica. Eliana conta que chegou a ficar quatro meses sem receber nenhuma fralda. Ao questionar a UBS sobre a falta, foi surpreendida com a informação de que o produto não está sendo entregue pela Prefeitura. “Não entendo essa situação, necessitamos com urgência que essas entregas voltem a acontecer e sem interrupções.”
Normalização dos estoques
Procurada, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que um processo de compra de fraldas encontra-se em andamento com o objetivo de regularizar o estoque da UBS Jardim Guanabara. O caso também será avaliado pela Coordenadoria Regional de Saúde responsável. Após o relato, a munícipe conseguiu finalmente retirar alguns pacotes de fraldas na unidade.
Adicione Comentário