Publicado em 18/05/2022 às 11h
por Redação/via G1
Pesquisa divulgada na última terça-feira, 17 de maio, releva que a maioria dos adultos que vivem na cidade já foi contaminada pelo coronavírus ou está vacinada. A conclusão é que esse grupo já possui algum tipo de anticorpo contra a Covid-19. Há duas possibilidades: ou a pessoa já se contaminou pela doença e desenvolveu os chamados anticorpos contra nucleoproteína, ou produziu anticorpos neutralizantes estimulados pela vacina.
O estudo, que monitora a prevalência do vírus na capital ao longo da pandemia, é realizado pelo Grupo Fleury, Instituto Semeia, Ipec e Todos pela Saúde. As amostras sorológicas foram colhidas de 936 pessoas entre 31 de março e 9 de abril deste ano.
População com mais anticorpos
Vale destacar que a presença de anticorpos neutralizantes, em razão da vacina, é a mais indicada por evitar o desenvolvimento de formas mais graves da Covid-19. Além disso, em comparação à fase anterior do estudo, realizada em setembro de 2021, o porcentual de pessoas com anticorpos neutralizantes saltou de 81,8% para 96,3%. Já a população não vacinada caiu de 4,1% para 1,8% na capital.
Adicione Comentário