Publicado em 26/05/2022 às 8h40
por Redação
Acontece neste sábado, 28 de maio, mais uma etapa do programa Avança Saúde, agora voltado ao diagnóstico e encaminhamento de pacientes com diabete mellitus. A ação será realizada em todas as 470 UBSs da capital, incluindo as unidades da zona noroeste. Das 8h às 17h, a iniciativa promoverá o monitoramento glicêmico de cidadãos e a busca ativa por pessoas com a doença. Pacientes diagnosticados serão encaminhados para atendimento médico, de enfermagem, farmacêutico e nutricional.
Clique aqui para verificar a unidade mais próxima de sua residência.
Rede de apoio
Atualmente, cerca de 124 mil pessoas são atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde para realizar o automonitoramento glicêmico por meio do PAMG (Programa de Automonitoramento Glicêmico). O programa fornece materiais como glicosímetro, tiras, lancetador, lancetas e recipiente para descarte de resíduos perfurocortantes. Cada paciente é cadastrado em sua UBS de referência e tem agendamento feito mensalmente para retirada dos insumos, acompanhamento dos exames realizados e consulta médica a cada três meses.
Doença silenciosa
Além de ser uma enfermidade crônica que avança de forma silenciosa (a Organização Mundial da Saúde estima que até 50% das pessoas não saibam que têm a doença, o que significa que ela é subnotificada), o diabetes pode causar enormes prejuízos à saúde quando não é tratado corretamente, com riscos aumentados em caso de infecção por Covid 19, danos aos olhos, rins, vasos sanguíneos, coração e nervos, entre outros.
Adicione Comentário