Publicado em 08/06/2022 às 8h30
por Redação
Moradores da Freguesia do Ó defendem que o Hospital da Brasilândia, aberto parcialmente durante a pandemia pela Prefeitura, passe a atender a população em geral e não apenas pacientes com Covid-19. A abertura poderia desafogar a rede de saúde local que, segundo relatos, anda bastante sobrecarregada e com falta de médicos. A espera por atendimento é longa nas AMAs e UBSs da região.
Para a comunidade, já passou da hora da Secretaria da Saúde abrir as portas do hospital para o tratamento de outras doenças. Com a pandemia mais “controlada” neste ano, a ocupação de leitos por Covid diminuiu, variando entre 50 e 53% – lembrando que no auge da pandemia o índice era de 96%. Enquanto isso, a população busca por atendimento nas AMAs e UBSs da região, enfrentando longas filas de espera. Uma moradora, que preferiu não se identificar, conta que seu pai foi levado ao Hospital de Pirituba após sofrer infarto. O natural, segundo ela, seria buscar ajuda no Hospital da Brasilândia “porque nós moramos aqui”.
Reabertura
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ressalta que já existe um chamamento público em andamento destinado à abertura do Hospital da Brasilândia para atendimento geral. Mas não há informações de quando o processo será concluído. Uma representação também foi protocolada pelo vereador Delegado Palumbo no MP-SP com a mesma reivindicação: que o hospital atenda a população em geral. Ele ainda protocolou uma ação popular na Justiça solicitando uma liminar que garanta a “reabertura”.
Em nossas redes sociais, o vereador Paulo Frange destacou que o hospital será aberto integralmente, mas precisa passar pela tramitação licitatória para a contratação de uma OSS (Organização Social de Saúde). “Não será uma licitação fácil. Há inúmeras e de grande porte que irão disputar”. Além disso, o parlamentar ressalta que, com o recente aumento de casos de Covid-19 na capital, a ocupaçã no Hospital da Brasilândia voltou ao patamar de 80%, já que o equipamento de saúde é referência para a cidade.
Adicione Comentário