SAÚDE

Freguesia reclama de atendimento exclusivo só para pacientes com Covid no Hospital da Brasilândia


Publicado em 08/06/2022 às 8h30

por Redação

Moradores da Freguesia do Ó defendem que o Hospital da Brasilândia, aberto parcialmente durante a pandemia pela Prefeitura, passe a atender a população em geral e não apenas pacientes com Covid-19. A abertura poderia desafogar a rede de saúde local que, segundo relatos, anda bastante sobrecarregada e com falta de médicos. A espera por atendimento é longa nas AMAs e UBSs da região.

Hospital da Brasilândia. Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

Para a comunidade, já passou da hora da Secretaria da Saúde abrir as portas do hospital para o tratamento de outras doenças. Com a pandemia mais “controlada” neste ano, a ocupação de leitos por Covid diminuiu, variando entre 50 e 53% – lembrando que no auge da pandemia o índice era de 96%. Enquanto isso, a população busca por atendimento nas AMAs e UBSs da região, enfrentando longas filas de espera. Uma moradora, que preferiu não se identificar,  conta que seu pai foi levado ao Hospital de Pirituba após sofrer infarto. O natural, segundo ela, seria buscar ajuda no Hospital da Brasilândia “porque nós moramos aqui”.

Reabertura

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ressalta que já existe um chamamento público em andamento destinado à abertura do Hospital da Brasilândia para atendimento geral. Mas não há informações de quando o processo será concluído. Uma representação também foi protocolada pelo vereador Delegado Palumbo no MP-SP com a mesma reivindicação: que o hospital atenda a população em geral. Ele ainda protocolou uma ação popular na Justiça solicitando uma liminar que garanta a “reabertura”.

Em nossas redes sociais, o vereador Paulo Frange destacou que o hospital será aberto integralmente, mas precisa passar pela tramitação licitatória para a contratação de uma OSS (Organização Social de Saúde). “Não será uma licitação fácil. Há inúmeras e de grande porte que irão disputar”. Além disso, o parlamentar ressalta que, com o recente aumento de casos de Covid-19 na capital, a ocupaçã no Hospital da Brasilândia voltou ao patamar de 80%, já que o equipamento de saúde é referência para a cidade.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat sur un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire