Publicado às 10h35
Por Gabriel Cabral
Até o fim de julho, o Governo do Estado de São Paulo, sob gestão de João Doria (PSDB) havia alcançado apenas 23% da meta estabelecida. Após o fracasso, equipes de saúde de todo o Estado reforçaram a campanha. Apesar dos esforços, os números de pessoas com sarampo só aumentam. Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde constatou aumento de 20,4% de casos.
A capital segue liderando o ranking da doença em SP, com 60% de todas as confirmações. Em todo o estado, 3.591 casos já foram comprovados. Desse número, 609 foram constatados apenas na última semana, até quarta-feira, 11 de setembro.
Semana passada, mais três mortes foram confirmadas, sendo um homem de 42 anos da capital e sem imunização, e dois bebês, uma menina de quatro meses, em Osasco, e um menino de nove, também da capital.
A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da vacinação em bebês de seis meses a 12 meses, já que a faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e mortes, além de representar cerca de 13% de todos os registros da doença em São Paulo.
O órgão ainda recomendo que “as mães de crianças com idade inferior a seis meses procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal”.
Sarampo – Veja os números
São Paulo e Grande SP
São Paulo – 2.179
Santo André – 186
São Bernardo do Campo – 126
Guarulhos – 80
Osasco – 54
Barueri – 52
Ribeirão Pires – 47
Mairiporã – 45
Franco da Rocha – 44
Francisco Morato – 39
São Caetano do Sul – 27
Estado – 3591
Cuidados
Bebê com idade inferior a 6 meses
Evitar exposição a aglomerações
Manter higienização
Ventilação adequada de ambientes
Procurar imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como:
Manchas vermelhas pelo corpo
Febre
Coriza
Conjuntivite
Manchas brancas na mucosa bucal
Adicione Comentário