Publicado em 25/06/2021 às 09h35
Por Redação/SECOM
Gestante passou pelo procedimento nesta quinta-feira (24), no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, para correção de coluna em seu bebê de 24 semanas
Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de São Paulo realizou uma cirurgia intrauterina de alta complexidade. O procedimento foi feito em um bebê que estava dentro da barriga de sua mãe nesta quinta-feira (24) no Hospital Municipal e Maternidade-Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da cidade. O prefeito Ricardo Nunes acompanhou a cirurgia, que foi transmitida no anfiteatro do hospital aos alunos, médicos e enfermeiros da unidade.
A cirurgia
Gestante de 24 semanas, Thais Coutinho Melo (23 anos) passou por uma correção de mielomeningocele (um defeito de fechamento da coluna) por mini-histerotomia em seu segundo filho, após descobrir o diagnóstico em uma consulta do pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua casa. Para realizar o procedimento, a gestante foi encaminhada ao Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.
O Hospital Municipal e Maternidade-Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha é amplamente conhecido pelos protocolos já estabelecidos baseados nas melhores evidências científicas, pela formação de residentes em ginecologia, obstetrícia e neonatologia e pela excelência do seu quadro de profissionais e da assistência que presta à população. O local atende a uma grande parcela de casos de alto risco envolvendo gestantes.
Mais qualidade de vida
Os profissionais do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha envolvidos no procedimento – médicos obstetras, neurocirurgiões infantis, anestesistas e intensivistas – foram treinados pela equipe do médico Fabio Peralta, do Hospital e Maternidade Santa Joana/Pro Matre e Hospital do Coração (HCor). O Hospital e Maternidade Santa Joana também cedeu materiais que foram utilizados na cirurgia.
Procedimento inédito
O ineditismo dessa cirurgia realizada pela rede municipal representa mais um passo na qualidade e abrangência do atendimento que a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) oferece às mulheres e gestantes. Mesmo na rede particular, a cirurgia intrauterina de correção de mielomeningocele por mini-histerotomia é feita em poucos hospitais da capital.
Foto: Reprodução/Secom: Primeira Cirurgia Intrauterina realizada no Hospital e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha
Adicione Comentário