SAÚDE

SUS realiza cirurgia intrauterina inédita no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha

Publicado em 25/06/2021 às 09h35

Por Redação/SECOM

Gestante passou pelo procedimento nesta quinta-feira (24), no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, para correção de coluna em seu bebê de 24 semanas

Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de São Paulo realizou uma cirurgia intrauterina de alta complexidade. O procedimento foi feito em um bebê que estava dentro da barriga de sua mãe nesta quinta-feira (24) no Hospital Municipal e Maternidade-Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da cidade. O prefeito Ricardo Nunes acompanhou a cirurgia, que foi transmitida no anfiteatro do hospital aos alunos, médicos e enfermeiros da unidade.

A cirurgia

Gestante de 24 semanas, Thais Coutinho Melo (23 anos) passou por uma correção de mielomeningocele (um defeito de fechamento da coluna) por mini-histerotomia em seu segundo filho, após descobrir o diagnóstico em uma consulta do pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua casa. Para realizar o procedimento, a gestante foi encaminhada ao Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.

O Hospital Municipal e Maternidade-Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha é amplamente conhecido pelos protocolos já estabelecidos baseados nas melhores evidências científicas, pela formação de residentes em ginecologia, obstetrícia e neonatologia e pela excelência do seu quadro de profissionais e da assistência que presta à população. O local atende a uma grande parcela de casos de alto risco envolvendo gestantes.

Mais qualidade de vida

Os profissionais do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha envolvidos no procedimento – médicos obstetras, neurocirurgiões infantis, anestesistas e intensivistas – foram treinados pela equipe do médico Fabio Peralta, do Hospital e Maternidade Santa Joana/Pro Matre e Hospital do Coração (HCor). O Hospital e Maternidade Santa Joana também cedeu materiais que foram utilizados na cirurgia.

Procedimento inédito

O ineditismo dessa cirurgia realizada pela rede municipal representa mais um passo na qualidade e abrangência do atendimento que a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) oferece às mulheres e gestantes. Mesmo na rede particular, a cirurgia intrauterina de correção de mielomeningocele por mini-histerotomia é feita em poucos hospitais da capital.

Foto: Reprodução/Secom: Primeira Cirurgia Intrauterina realizada no Hospital e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat sur un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire