Publicado em 19/03, às 10h40
Por Priscila Perez
Começa na próxima segunda-feira, 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Para facilitar o acesso da população à vacina, o governo paulista, sob a gestão de João Doria, firmou uma parceria com farmácias privadas, por meio da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), para a aplicação gratuita das doses. A distribuição será feita pela Secretaria de Estado da Saúde, mas ainda depende de autorização pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Até mil farmácias da capital, por meio de acordo com a Abrafarma, farão vacinação a partir de 13 de abril”, cravou o governador.
Quem deve tomar a vacina?
Devem se imunizar, preferencialmente, idosos e profissionais da saúde – grupo considerado mais vulnerável ao Covid-19. Em seguida, a vacina estará disponível para crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.
Confira o cronograma de vacinação:
- 1° etapa – 23/03 – Idosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde;
- 2° etapa – 16/04 – Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento;
- 3° etapa – 09/05 – Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
O dia “D” de mobilização contra a Influenza será no dia 9 de maio. Já a campanha segue até o dia 22 de maio. Vale lembrar que a vacina da Influenza não previne contra o Covid-19.
Adicione Comentário