SAÚDE

Governo convoca a população a doar sangue: estoques estão baixos na capital paulista

Publicado em 18/03, às 9h

Por Priscila Perez

Os bancos de sangue da capital estão com os estoques baixíssimos, praticamente vazios, segundo o médico David Uip, coordenador do Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo. Por medo de contrair o Covid-19, a população tem ficado em casa, em isolamento, e não está doando sangue. “Se existe um lugar protegido é o banco de sangue”, esclarece o médico.

Diante da emergência, David Uip fez um apelo aos paulistanos para que façam doações e ajudem a repor os estoques de sangue, item indispensável num momento de crise como este – de enfrentamento à pandemia. “Preciso de muito apoio de vocês: os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O banco de sangue que tem mais sangue, tem sangue hoje para praticamente uma semana”, alertou.

Foto: Reprodução/Venilton Kuchler/Arquivo AEN.

A Fundação Pró-Sangue informou que está operando apenas com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Os sangues do tipo O+, O- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia. Já as bolsas de sangue A- e A+ só conseguem atender à solicitação dos hospitais por apenas dois dias.

Como doar?

Basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. A doação é vetada temporariamente para pessoas que estiverem com gripe ou resfriado – após a recuperação, devem aguardar uma semana.

Desde a semana passada, o coronavírus figura entre os critérios de triagem clínica para doação, que já incluía a verificação de dengue, chikungunya e zika. Este cuidado proporciona mais segurança para quem irá receber o sangue doado.

Acesse www.prosangue.sp.gov.br para verificar o horário de funcionamento dos postos de coleta. Mais informações pelo telefone 11 4573-7800 (Alô Pró-Sangue).

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Glamazon
  • Wine
  • Knopf-harmonica
  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas