Publicado em 23/10, às 12h40
Por Priscila Perez
Todos os dias, o brasileiro enfrenta diversos obstáculos na hora de ser atendido nas redes pública e particular de saúde. Não importa a cidade nem o plano de saúde. Valores cobrados indevidamente, reajustes abusivos, falta de medicamentos e médicos, fila de espera e mau atendimento são os principais problemas apontados pela população. Agora, imagine reunir todas essas reclamações em um só lugar.
Pensando nisso, a ONG Movimento Chega de Descaso lançou uma plataforma colaborativa para mapear e gerar estatísticas sobre as principais deficiências do setor em âmbito nacional. O site é uma espécie de disque-denúncia. Se preferir, o paciente pode registrar a sua história de forma anônima, assinalando apenas o tipo de denúncia e em qual unidade ocorreu. Também é preciso informar se o denunciante possui plano de saúde. Fotos e informações pessoais podem ser adicionadas à reclamação.
O Radar da Saúde está no ar há um mês.
Segundo Leandro Farias, idealizador do projeto, além do auxílio à população, a plataforma também será útil à imprensa, que poderá cobrar o poder público com base em dados. “A população está muito descrente no Estado e nas ouvidorias privadas e acaba não denunciando, então parece que está tudo bem, quando na verdade não está. É muito importante ter uma base de dados pública”, afirma.
Negligência e descaso na Saúde
O farmacêutico também já foi vítima da negligência do poder público. Sua mulher, Ana Carolina Cassino, morreu aos 23 anos com infecção generalizada, enquanto esperava por uma cirurgia de apendicite na Unimed do Rio de Janeiro. Ela aguardou por 28 horas porque não havia médico para realizar o procedimento emergencialmente.
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