COTIDIANO

Lei de Zoneamento vai permitir a construção de prédios mais altos dentro dos bairros

Publicado em 31/10, às 11h

Por Priscila Perez

Uma mudança na Lei de Uso e Ocupação do Solo, que norteia o zoneamento da cidade, vai permitir a construção de prédios mais altos dentro dos bairros e nas avenidas que interligam os distritos. Além dos espigões, a Prefeitura quer mais vagas de garagem nos prédios localizados em grandes avenidas.  As novidades foram incluídas na revisão da lei que será lançada à consulta pública nesta quinta-feira, 31 de outubro. Com isso, a população poderá debater as propostas e sugerir mudanças, as quais serão analisadas em futuras audiências públicas. Tudo isso precisa ocorrer até o final do ano, quando o projeto deverá ser enviado para a Câmara Municipal.

Vista aérea da região da Vila Romana, na Lapa. Foto: Fernando Stankuns

De acordo com o Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado em 2014, as zonas mistas, que reúnem comércios e residências, só podem receber prédios de até oito andares, com 28 metros de altura. Mas o mercado imobiliário sonha mais alto e quer construir edifícios maiores no miolo dos bairros. Em resposta, a Prefeitura ampliou o limite para até 48 metros, o equivalente a 13 andares. Já nas zonas de centralidade, onde há avenidas médio e grande porte com largura mínima de 12 metros, o patamar também aumentou de 48 metros para 60 (cerca de 17 andares). Em teoria ao menos, a ideia é promover o adensamento de forma regular nessas regiões sem comprometer o trânsito.

A revisão na Lei de Zoneamento também é menos rígida quanto à oferta de vagas de garagem. Anteriormente, o PDE queria estimular o uso do transporte público pela população no entorno de grandes avenidas, que concentram linhas de ônibus e metrô. Sendo assim, poderiam existir prédios com uma ou nenhuma vaga de garagem. Agora, prédios com 50 apartamentos de 80 metros quadrados poderão oferecer 66 vagas, dando margem às construtoras.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco
  • Orchid