Publicado em 03/04, às 12h
Por Priscila Perez
Com a quarentena em vigor, apenas comércios e serviços essenciais, como supermercados e farmácias, podem continuar funcionando com atendimento presencial na cidade. Mas muitos estabelecimentos ainda são flagrados abertos. Em dez dias de restrição, a Prefeitura registrou 6.899 solicitações relacionadas ao descumprimento da quarentena. Nesse período, outros 30 locais foram interditados por terem funcionado de portas abertas. Um deles, inclusive, foi multado em R$ 9.231,65 em razão do descumprimento. Quem desrespeitar o decreto está sujeito a interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento ou Termo de Permissão de Uso (TPU)
Ruas desertas
Na última sexta de março, a FN percorreu algumas ruas da Lapa até a região da Pompeia. Na Rua Clélia, havia pouco movimento de pessoas – apenas carros circulavam –, e todos os estabelecimentos estavam fechados. A mesma situação foi observada na Avenida Matarazzo, que estava vazia, sem o vaivém usual de pessoas com destino aos shoppings da região.
Fim da quarentena, será?
O paulistano aguarda ansiosamente pelo anúncio do governador João Doria sobre o futuro da quarentena, que termina oficialmente na próxima terça-feira, 7 de abril. Porém, devido ao aumento no número de casos de coronavírus em São Paulo, sua prorrogação não pode ser descartada, embora o governo paulista desconverse. Segundo Doria, a notícia será dada na próxima segunda. “No dia 6, nós teremos essa informação. Ao longo desses dias, o Centro de Contingência do Covid trabalha com os dados, com as informações que são recolhidas em todo o estado de São Paulo, compartilha posições e decisões com o Ministério da Saúde, e nós, como fazemos desde o início, avaliamos dia a dia”, disse o governador.
Quem pode funcionar?
Enquanto a quarentena estiver em vigor, apenas hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas; transporte público, táxis e aplicativos de transporte; transportadoras e armazéns; empresas de telemarketing; petshops; deliverys; supermercados, mercados, açougues e padarias, limpeza pública, bancas de jornais; bancos, lotéricas e correspondentes bancários e postos de combustível estarão funcionando normalmente.
Adicione Comentário