Publicado em 22/02/2022 às 10h30
por Redação
A cratera aberta em plena Margina do Tietê é a parte mais perceptível do “problemão” que a Linha 6-Laranja enfrenta após o rompimento da tubulação do esgoto. Três semanas após o acidente, a única certeza é de que a pista local será liberada até 31 de março. Já no subsolo é onde estão as principais dúvidas, já que os dois tatuzões que fariam as escavações estão parados e submersos no esgoto. Um estava em funcionamento e o outro, ainda sendo montado. A questão é que só será possível avaliá-los, para saber em quais condições se encontram, quando a drenagem do esgoto for concluída.
O primeiro iria percorrer cerca de dez quilômetros entre as estações Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos. Já a tuneladora que faria a escavação no sentido inverso deveria começar o processo ainda no primeiro semestre.
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, mesmo após o túnel rompido ter sido desviado, o nível de esgoto estava aumentando. “Então, houve injeção de mais massa onde a vala foi aberta para que o concreto fechasse o local. O trabalho é parecido com uma rolha. Agora, começamos a retirar o esgoto novamente.” A Acciona, empresa responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, por sua vez, apenas reitera que a drenagem está em curso e que não há prazo para a conclusão.
Sobre as tuneladoras, ainda é impossível cravar quais foram os danos causados pelo vazamento. Porém, sabe-se que a parte eletrônica foi danificada, o que é confirmado pela empresa.” A análise do estado dos tatuzões, bem como sua retirada, será realizada somente ao final da drenagem”, reitera.
Enquanto o esgoto não é completamente drenado, técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estão apurando quais foram as causas do acidente e elencando os possíveis reparos para que a obra seja retomada. Antes do acidente, comemorava-se o início da operação dos tatuzões, fato marcante para o avanço das escavações. Agora, ambos estão parados.
Adicione Comentário