REGIONAL

Tatuzões da Linha 6-Laranja permanecem parados três semanas após acidente na Marginal

Publicado em 22/02/2022 às 10h30

por Redação

A cratera aberta em plena Margina do Tietê é a parte mais perceptível do “problemão” que a Linha 6-Laranja enfrenta após o rompimento da tubulação do esgoto. Três semanas após o acidente, a única certeza é de que a pista local será liberada até 31 de março. Já no subsolo é onde estão as principais dúvidas, já que os dois tatuzões que fariam as escavações estão parados e submersos no esgoto. Um estava em funcionamento e o outro, ainda sendo montado. A questão é que só será possível avaliá-los, para saber em quais condições se encontram, quando a drenagem do esgoto for concluída.

Imagem do tatuzão em agosto de 2021; equipamento ficou danificado após ser submerso por água que vazou da rede de esgoto. Foto: Secom/GESP

O primeiro iria percorrer cerca de dez quilômetros entre as estações Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos. Já a tuneladora que faria a escavação no sentido inverso deveria começar o processo ainda no primeiro semestre.

Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, mesmo após o túnel rompido ter sido desviado, o nível de esgoto estava aumentando. “Então, houve injeção de mais massa onde a vala foi aberta para que o concreto fechasse o local. O trabalho é parecido com uma rolha. Agora, começamos a retirar o esgoto novamente.” A Acciona, empresa responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, por sua vez, apenas reitera que a drenagem está em curso e que não há prazo para a conclusão.

Foto: Reprodução/Governo de SP

Sobre as tuneladoras, ainda é impossível cravar quais foram os danos causados pelo vazamento. Porém, sabe-se que a parte eletrônica foi danificada, o que é confirmado pela empresa.” A análise do estado dos tatuzões, bem como sua retirada, será realizada somente ao final da drenagem”, reitera.

Enquanto o esgoto não é completamente drenado, técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) estão apurando quais foram as causas do acidente e elencando os possíveis reparos para que a obra seja retomada. Antes do acidente, comemorava-se o início da operação dos tatuzões, fato marcante para o avanço das escavações. Agora, ambos estão parados.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch