Publicado em 05/02/24, às 11h48
por Redação
No “Dia D” de combate à dengue, que aconteceu no último sábado (3), agentes de saúde da Prefeitura visitaram aproximadamente 125 mil domicílios e forneceram orientações a 85 mil pessoas até as 19h.
Durante a ação, a administração municipal testou um drone para aplicar larvicida em áreas de difícil acesso, visando eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O drone foi utilizado em um posto de gasolina desativado, localizado na Avenida Cândido Portinari, 730.
O prefeito Ricardo Nunes destacou que foi identificada a necessidade de acrescentar o uso da tecnologia ao trabalho convencional em determinados pontos da cidade, como imóveis fechados, pois o processo legal para a Vigilância Sanitária ter acesso a esses locais é muito demorado. “Aqui em Vila Jaguara identificamos que os casos de dengue dobraram devido ao grande número de pontos inativos. Com o drone, é possível pulverizar o inseticida e alcançarmos nosso objetivo, que é o controle epidemiológico”.
O secretário municipal da saúde, Luiz Carlos Zamarco, ressaltou a importância da colaboração da população no combate ao mosquito e destacou os investimentos da prefeitura em atividades preventivas, como a compra de larvicida, o aumento do número de agentes de saúde e a aquisição de veículos para a aplicação de fumacê. A prefeitura planeja adaptar a tecnologia do drone para uso urbano, explorando sua eficácia inovadora no combate à dengue na capital.
Durante o evento, 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) permaneceram abertas das 8h às 17h, oferecendo atendimento a pacientes com sintomas de dengue e realizando testes rápidos. As ações incluíram também visitas casa a casa por agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde, identificando criadouros, pontos de água parada e fornecendo orientações preventivas.
Até as 19h, 124.971 imóveis foram visitados, 1.235 quarteirões foram nebulizados, e 85.660 pessoas receberam orientações sobre a dengue. Nas UBSs, foram aplicadas 11.747 doses de vacina, incluindo multivacinação e imunização contra a Covid-19.
Adicione Comentário