EDUCAÇÃO

Fundação São Paulo propõe acabar com eleição para reitor na PUC-SP

Definição passaria a ser feita pelo grão-chanceler da instituição e presidente da fundação, arcebispo d. Odilo Pedro Scherer; comunidade acadêmica tem 60 dias para debater medida

Publicado às 9h45

Agência Estado

A entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fundação São Paulo, enviou uma proposta de alteração do estatuto da universidade que poderá encerrar o processo eleitoral para o cargo de reitor. A definição passaria a ser feita pelo grão-chanceler da instituição, o arcebispo de São Paulo d. Odilo Pedro Scherer, que também preside a fundação.

O documento foi encaminhado à reitoria na última sexta-feira, 31, e estabelece um prazo de 60 dias para a comunidade acadêmica debater os artigos do estatuto. Hoje, o reitor da instituição é escolhido e nomeado pelo grão-chanceler dentre professores de uma lista tríplice, organizada pelo Conselho Universitário (Consun), que é formado por professores, alunos, diretores de faculdade e funcionários administrativos.

Em carta assinada por d. Odilo Scherer, é informado que a última versão do estatuto data de 25 de outubro de 2008 e que ela foi aprovada para vigorar por cinco anos. “Desta forma, já estamos muito além do prazo para a apresentação, à Santa Sé, da proposta de revisão e adequação do Estatuto da nossa Pontificia Universidade.”

Em comunicado, a reitora da PUC-SP, Maria Amalia Pie Abib Andery, diz que um grupo de trabalho foi estruturado para organizar a discussão do estatuto, que será realizada em reuniões do Conselho Universitário e audiências públicas sobre o tema. Uma ferramenta na internet ficará disponível a partir desta terça-feira, 4, para que toda a comunidade acadêmica tenha acesso ao debate.

“Será necessário engajamento da universidade para que as alterações propostas sejam debatidas com a seriedade e a maturidade que o momento exige, a fim de preservar e fazer valer a tradição, a autonomia e a excelência acadêmica que sempre foram as marcas da universidade e a fizeram uma referência para São Paulo, para o Brasil e para o mundo”, diz o documento.

Há ainda a proposta de mudar a forma de escolha dos coordenadores de curso. No estatuto vigente até o momento, o responsável pelo cargo era definido por eleição. Na nova proposta, a nomeação deverá ser feita pelo reitor.

Membro da diretoria da Associação de Professores da PUC (Apropuc), José Arbex Júnior diz que alunos e professores vão participar da discussão sobre o novo estatuto. “No nosso ponto de vista, a reitoria está sendo atacada. Vamos participar de debates e discussões, isso vai ter de ser debatido por toda a comunidade acadêmica. A nota diz que a comunidade pode encaminhar sugestões para a fundação, mas não temos garantias de que vão aceitar.”

Arbex Júnior critica ainda outros pontos da proposta. “Os departamentos vão desaparecer, eliminando o principal palco de discussão de qualquer faculdade, porque os alunos se reportam ao departamento. Isso elimina o diálogo permanente entre professores e alunos. Outra medida é a aposentadoria compulsória de quem completa 75 anos.”

Segundo a PUC-SP, a universidade foi a primeira a eleger um reitor por voto direto, no início dos anos 1980. “Com o fato (eleição da reitora Nadir Kfouri), a PUC-SP se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a eleger seu reitor por uma eleição direta entre os membros da comunidade – quatro anos antes do movimento das Diretas Já.”

Debate

Em nota, Rodolpho Perazzolo, secretário executivo da Fundação São Paulo, informou que o texto foi encaminhado para o livre debate e para que a comunidade faça sugestões.

“O Conselho Superior da Fundação São Paulo, composto pelo cardeal, pela reitora da PUC-SP e pelos bispos auxiliares, enviou um texto de trabalho para a comunidade acadêmica para que ela, ampla e livremente, o debata e faça sugestões. É uma proposta que segue o padrão das PUCs. Proposta é proposta! Agora, a universidade deve dar exemplo de diálogo e criatividade. É próprio da universidade o diálogo! Defender valores conquistados, projetar-se para o futuro é agora tarefa da PUC-SP num diálogo franco e aberto com a sua mantenedora.”

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Guarnica
  • Fuite
  • Dreaming of a peace Christmas
  • X-mas kiss, kiss, kiss
  • Checkpoint C.
  • Capot
  • The way
  • Synagoga
  • Past, present, future