COTIDIANO

Ações afirmativas marcam abertura mês do orgulho LGBT no Estado de SP

Publicado em 03/06/2021 às 08h

Por Redação/Portal do Governo 

Oito secretarias de governo e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil alinham iniciativas para tornar SP cada vez mais inclusivo

Oito secretarias do Governo do Estado de São Paulo e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram nesta terça-feira (1) dois termos de cooperação para promover ações conjuntas pelo turismo inclusivo. A coordenação será da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) e o encontro, no Palácio dos Bandeirantes, marcou o início do mês do Orgulho LGBT no Estado.

No acordo de cooperação, entre a Câmara LGBT e a Setur, o objetivo é promover São Paulo nos mercados nacional e internacional por meio da atividade turística e de viagens, reforçando a tolerância, a cidadania, criando novos fluxos econômicos e o incentivo à geração de empregos. Prevê também treinamentos e o lançamento, em 2021, do Mapa da Diversidade, com informações sobre todo o Estado.

No termo entre as secretarias, que alinha as iniciativas governamentais, além de Turismo e Viagens, assinam Justiça e Cidadania, Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Cultura.  Entre as ações de governo destacam-se a ativação de redes diplomáticas, a tradução de materiais sobre os destinos, a atração de multinacionais e novas estratégias de geração de empregos no turismo.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, assinará um termo de cooperação técnica para elaborar campanhas sobre respeito à diversidade, capacitações de gestores públicos sobre atendimento e segurança dos LGBTs, e divulgar a Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Com essas ações, além da cidade de São Paulo, que oferece lugares específicos para a população LGBTI+, todo o Estado poderá contar com os mesmos serviços.

Para Otavio Furtado, diretor de Turismo da Câmara LGBT, este acordo é primordial para a construção de um Estado de São Paulo mais diverso e inclusivo: “A cidade de São Paulo é a principal porta de entrada do País e um dos destinos nacionais mais reconhecidos quanto às atrações exclusivas para este público. Além disso, abriga a maior Parada do Orgulho LGBTI+ do mundo. Poder desenvolver um plano de ação para o posicionamento de todo o estado como destino LGBTI+ é multiplicar as oportunidades e garantir que todas as regiões atraiam esse público que já se identifica com a capital. Dessa forma, os viajantes do Brasil e do mundo poderão conhecer tudo que o Estado oferece”.

Pesquisas apontam que é alta a expectativa do público LGBTI+ da retomada do turismo. Segundo a IGLTA – Associação Internacional de Turismo LGBT – 73% dos entrevistados planejam fazer uma viagem de férias até o final deste ano. Ganha destaque principalmente o turismo regional, com viagens de curta distância, já que 68% afirmam que optarão por roteiros domésticos.

Imagem: Pixabay

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Sunbath
  • Run, run, run, the bullet is close to you (ou la tentative d'assassinat d'un coureur de jupons)
  • Le crêpier
  • La déesse de l'Abondance
  • Ufer
  • Bridge
  • Ballhaus
  • Training
  • Immediate ceasefire