COTIDIANO

Após sanção, PIU Leopoldina vai promover remoção de favelas e reassentamento de famílias entre a Ceagesp e o Parque Villa-Lobos

Publicado em 21/06/2023 às 11h

por Redação

Foram quase sete anos de discussões em torno do PIU Vila Leopoldina – Villa-Lobos e só agora em 2023 é que o projeto de intervenção urbana finalmente vai sair do papel. Com a sanção do prefeito Ricardo Nunes na última terça-feira, 20 de junho, será possível remover as favelas da região (Da Linha e Do Nove), promover o reassentamento de 853 famílias com a construção de habitações de interesse social e ainda reformar o conjunto habitacional Cingapura Madeirite, em benefício de mais 400 famílias. A área a ser transformada com o PIU tem 300 mil metros quadrados (cerca de quatro quarteirões) e fica entre a Marginal Pinheiros, a Ceagesp e o Parque Villa-Lobos. “É um novo paradigma, porque as pessoas só vão sair das suas casas nessas comunidades quando elas vierem para os apartamentos prontos. Portanto, não vai ficar ninguém desamparado. A pessoa muda e aí faz a derrubada do barraco”, explicou Nunes durante a cerimônia de sanção do PIU Leopoldina.

Ponte do Jaguaré, próximo ao perímetro do PIU. Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

Melhorias para a região

O PIU foi proposto e será custeado pela Votorantim, em contrapartida a empreendimentos na região. Segundo o prefeito, o investimento será de R$ 200 milhões. Já o prazo estimado para a entrega do projeto é de 15 anos a 20 anos. Além das habitações populares, o projeto prevê a construção de 4.375 m² de equipamentos públicos, a implantação de 570 m² de área comercial, a recomposição de 4.800 m² de ruas, a construção de 7.315 m² de avenida onde hoje existe a Favela da Linha, além de melhorias na infraestrutura local, viário, drenagem, arborização e passeios. Haverá também a implantação de um parque linear, com plantio de 2.500 árvores nativas da mata atlântica, conexão entre as ciclovias do Parque Bruno Covas e da Gastão Vidigal e a recuperação dos espaços públicos atualmente ocupados pelas comunidades. Vale destacar que os prédios que surgirão na região terão como público-alvo diferentes faixas de renda e contarão com diferentes tipos de comércio e serviços.

Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double