Publicado em 12/04/2022 às 10h50
por Redação
Com a concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari à iniciativa privada, muito se falou sobre o processo de descaracterização que essas áreas verdes tão preciosas para a população da região poderiam sofrer.
Mas a concessionária que ficará responsável pela gestão dos parques pelos próximos 30 anos descarta essa possibilidade, assim como a ideia de transformá-los em shoppings. “Se a gente está falando que esses espaços são tão valiosos para a cidade por serem ilhas de respiro para a cidade, sobrecarregar essa paisagem com mensagem publicitária é como dar um tiro no próprio pé”, afirma Rogério Dezembro, sócio-gestor do Consórcio Novos Parques Urbano.
Desafios
A ideia é “dar um upgrade” nesses espaços, reforçando a história e todas as suas peculiaridades. É com isso em mente que o consórcio, que tem na bagagem a administração do Zoológico, do Jardim Botânico e do Zoo Safari, promete gerir esses três importantes parques. A experiência por lá mostrou que a publicidade não pode tirar o protagonismo da paisagem nem dos animais.
Publicidade é inevitável para a geração de recursos. A arrecadação é necessária para garantir a manutenção dos espaços e a criação de novas atrações, obrigações essas que são previstas em contrato. Para se ter ideia, o investimento total é de R$ 62,7 milhões.
Trio verde
Tradicional na região e muito querido pela comunidade, o Parque da Água Branca deverá ter suas características históricas respeitadas pelo concessionário. Criado em 1929, o parque tem 137 mil metros quadrados. A concessão prevê a manutenção da feira orgânica, do espaço de leitura, das atividades para o público da terceira idade, além da reforma do aquário e do espaço de educação ambiental.
Já o Parque Villa-Lobos abrange uma área de 732 mil metros e diversas opções de esporte e lazer. Em 2013, a área vizinha transformou-se no Parque Urbano Candido Portinari, com fácil acesso a partir da estação CPTM Villa-Lobos/Jaguaré. São mais de 120 mil m² destinados a lazer, esporte, educação e cultura, com destaque para a pista e o bowl, onde ocorrem etapas de campeonatos mundiais de skate.
Adicione Comentário