COTIDIANO

Atualizar, sem descaracterizar: o desafio do novo gestor dos parques Villa-Lobos, Água Branca e Cândido Portinari

Publicado em 12/04/2022 às 10h50

por Redação

Com a concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari à iniciativa privada, muito se falou sobre o processo de descaracterização que essas áreas verdes tão preciosas para a população da região poderiam sofrer.

Foto: Reprodução/Street View.

Mas a concessionária que ficará responsável pela gestão dos parques pelos próximos 30 anos descarta essa possibilidade, assim como a ideia de transformá-los em shoppings. “Se a gente está falando que esses espaços são tão valiosos para a cidade por serem ilhas de respiro para a cidade, sobrecarregar essa paisagem com mensagem publicitária é como dar um tiro no próprio pé”, afirma Rogério Dezembro, sócio-gestor do Consórcio Novos Parques Urbano.

Parque da Água Branca. Foto: Reprodução/Governo de SP
Desafios

A ideia é “dar um upgrade” nesses espaços, reforçando a história e todas as suas peculiaridades. É com isso em mente que o consórcio, que tem na bagagem a administração do Zoológico, do Jardim Botânico e do Zoo Safari, promete gerir esses três importantes parques. A experiência por lá mostrou que a publicidade não pode tirar o protagonismo da paisagem nem dos animais.

Publicidade é inevitável para a geração de recursos. A arrecadação é necessária para garantir a manutenção dos espaços e a criação de novas atrações, obrigações essas que são previstas em contrato. Para se ter ideia, o investimento total é de R$ 62,7 milhões.

Trio verde

Tradicional na região e muito querido pela comunidade, o Parque da Água Branca deverá ter suas características históricas respeitadas pelo concessionário. Criado em 1929, o parque tem 137 mil metros quadrados. A concessão prevê a manutenção da feira orgânica, do espaço de leitura, das atividades para o público da terceira idade, além da reforma do aquário e do espaço de educação ambiental.

Feira orgânica no Parque da Água Branca. Foto: Reprodução/Governo de SP

Já o Parque Villa-Lobos abrange uma área de 732 mil metros e diversas opções de esporte e lazer. Em 2013, a área vizinha transformou-se no Parque Urbano Candido Portinari, com fácil acesso a partir da estação CPTM Villa-Lobos/Jaguaré. São mais de 120 mil m² destinados a lazer, esporte, educação e cultura, com destaque para a pista e o bowl, onde ocorrem etapas de campeonatos mundiais de skate.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco