COTIDIANO

Barulho no Allianz Parque: 31 associações de bairro se mobilizam contra PL que aumenta limite de ruído na Pompeia

Publicado em 10/05/2022 às 10h15

por Redação/via R7

Indignados pela possibilidade de ter o limite de ruído ampliado dos atuais 55 decibéis para 85 na região do Allianz Parque, na Pompeia, cerca de 31 associações de bairro se juntaram para tentar barrar o projeto de lei que hoje tramita na Câmara Municipal. Todas elas, inclusive, assinaram uma nota de repúdio e a encaminharam aos vereadores paulistanos na tentativa de impedir o avanço das discussões acerca do tema.

Entorno do Allianz Parque. Foto; Reprodução/Facebook/Allianz

Os moradores do entorno criticam o texto proposto pela Gestão Ricardo Nunes e alegam que o limite atual já é bastante incômodo. Integram o manifesto importantes associações da região, como a de “Moradores das Ruas do Entorno da Arena Allianz Parque”, a Amesp (Associação dos Moradores e Empresários do Sumaré, Perdizes, Pompéia e Barra Funda) e o Movimento de Moradores da Água Branca.

Eventos e barulho

Para um antigo morador da região, que é vizinho da arena há 20 anos,” liberar para 85 decibéis é uma punhalada”. Segundo ele, as janelas de seu apartamento chegam a tremer com o barulho vindo do estádio. Ademir ainda conta que, antigamente, quando o Allianz era Parque Antarctica, os shows aconteciam de forma esporádica e eram de menor porte. Porém, após a reforma, os eventos são constantes.

O PL em pauta altera os limites de ruído de áreas classificadas como ZOE (Zona de Ocupação Especial). São áreas próximas a aeroportos e estádios e que exigem regulamentação específica. A morada Jupira Cauhy, que integra o grupo de gestão da Operação Consorciada Água Branca (OUCAB), conta que a vizinhança “sente de casa o som alto e a vibração” durante os shows realizados na arena, isso sem falar do ruído das filas que tomam as ruas da região antes dos eventos. ”

Relatório

Em 2017, a pedido do Ministério Público, o IPT realizou uma avaliação do ruído produzido por shows no Allianz Parque, concomitantemente, em 18 apartamentos e dentro da arena. No relatório, foi constatada poluição sonora. “Para nós moradores foi muito importante ter o relatório de avaliação do ruído produzido pelos shows, feito pelo IPT, porque agora temos um documento oficial que comprova que há poluição sonora. Deixou de ser ‘reclamação’ e passou a ser um problema que deve ser resolvido pelos órgãos públicos com as empresas que administram a arena”, afirma Jupira.

Foto: Reprodução/Allianz Parque/Twitter

Para a vizinhança, uma mudança desse tipo, “que vai contra os preceitos da saúde coletiva, para atender a interesses privados e assegurar o lucro para poucos em detrimento da saúde da população, é inadmissível”. Em nota, o Allianz Parque afirma que há um trabalho contínuo para mitigar as possíveis interferências na região nas datas de shows e eventos, buscando as melhores práticas e medidas para a boa convivência.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Wine
  • Knopf-harmonica
  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden