COTIDIANO

BBB no Metrô: Justiça exige esclarecimentos sobre câmeras de reconhecimento facial nas estações; sistema é avaliado em R$ 58,6 mi

Publicado em 13/02, às 12h

Por Priscila Perez

Por mais transparência, a Justiça de São Paulo determinou na última quarta-feira, 12 de fevereiro, que o Metrô dê mais detalhes sobre a implantação de um sistema de câmeras para reconhecimento facial nas estações, projeto avaliado em R$ 58,6 milhões.

O BBB metroviário deve envolver, pelo menos, 3,7 milhões de passageiros. Não à toa, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Renata Barros Souto Maior Baião, acatou ao pedido da Defensoria Pública, que alegou falta de debate público e divulgação. O objetivo é verificar se a proposta está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Passageiros na Estação Barra funda. Foto: Reprodução/Bruno Rocha/FotoArena.

A magistrada, então, solicitou esclarecimentos à Companhia, que terá 30 dias para responder ao chamado. O Metrô também deverá apresentar os estudos que embasaram a criação do sistema, além das métricas sobre riscos e benefícios. Coleta de dados pessoais, protocolos de ação, confiabilidade e segurança das informações coletadas, risco de vazamento e eficácia da tecnologia estão entre os questionamentos.

Lançada em julho de 2019, a licitação – cujo vencedor foi o consórcio Engie Ineo Johnson – prevê a implementação do sistema de reconhecimento facial nas linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha com o objetivo de melhorar a segurança nas estações. Hoje, são utilizadas câmeras analógicas e digitais no combate à violência.

Veja também: São Paulo conta agora com laboratório de reconhecimento facial para identificar criminosos e pessoas desaparecidas

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bats rdv
  • Sombra
  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale (anticipée puis détournée)
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #