COTIDIANO

Bombeiros comemoram 140 anos em São Paulo; corporação é acionada a cada nove segundos

Publicado em 10/03, às 12h

Por Priscila Perez

A cada nove segundos, um pedido de socorro. Este é o dia a dia dos bombeiros de São Paulo, cuja corporação completa 140 anos nesta terça-feira, 10 de março. Em apenas um ano, são mais de 526 mil casos registrados, entre incêndios e salvamentos.

Uma dessas ocorrências movimentou a região noroeste na última segunda-feira. O incêndio de grandes proporções, próximo à Avenida Mutinga, em Pirituba, consumiu um galpão de uma empresa de eventos. Cerca de 28 homens e dez viaturas foram direcionados para o local, onde atuaram até que o fogo fosse controlado e extinto (o que ocorreu à noite). E apesar dos estragos, apenas duas pessoas tiveram queimaduras leves.

Bombeiros que atuaram em incêndio próximo à Mutinga. Foto: Divulgação.

Desde 1880, os bombeiros são acionados para missões de resgate, salvamento e combate a incêndios (telefone 193). Aliás, a corporação só foi criada em solo paulistano devido a um incêndio no Largo São Francisco, que consumiu um acervo da Faculdade de Direito. Após o incidente, a população pressionou o poder público a fundar o Corpo de Bombeiros de São Paulo em 10 de março daquele ano, contando inicialmente com 20 homens. Uma curiosidade: em 1880, a viatura era uma carroça com rodas de madeira com 445 litros de água (hoje, são 4 mil litros disponíveis por caminhão). Haja balde para apagar o fogaréu.

Veja também: Incêndio atinge galpão próximo à Avenida Mutinga na Rua Francisco Chaves Pinheiro

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Knopf-harmonica
  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden
  • Lisa